Lisboa, 03 ago 2011 (Ecclesia) – O diretor da Obra Católica Portuguesa das Migrações, Frei Francisco Sales Diniz, foi distinguido esta terça-feira pela Igreja Greco-Católica Ucraniana de Rito Bizantino com o título honorífico de protopresbítero e o direito a usar cruz peitoral.
Segundo um comunicado enviado hoje à Agência ECCLESIA, pela Capelania Nacional dos Imigrantes Ucranianos de Rito Bizantino, tratou-se de um gesto de “reconhecimento” pela “solicitude e cuidado pastoral” demonstradas por aquele responsável, “na coordenação pastoral dos fiéis greco-católicos ucranianos em Portugal”.
A posição de protopresbítero é das mais respeitadas entre o clero, funcionando como um auxílio direto ao bispo.
A cerimónia de entrega da distinção e a bênção da cruz peitoral decorreram na capital ucraniana, Kiev, onde se está a realizar um encontro de formação para agentes pastorais das migrações.
O arcebispo maior emérito, cardeal Lubomyr Husar, presidiu à celebração, que contou também com a presença do coordenador nacional da Capelania Nacional dos Imigrantes Ucranianos de Rito Bizantino, padre Ivan Hudz.
A Igreja Greco-Católica Ucraniana reúne atualmente cerca de 6 a 10 milhões de fiéis, sendo a maior Igreja particular ‘sui juris’ do rito oriental em plena comunhão com a Santa Sé.
Em Portugal, os números desta comunidade têm baixado nos últimos anos, devido à crise económica, que obrigou muitos ucranianos a emigrarem para outros países, em busca de melhores condições de vida.
JCP