Ucrânia: Iniciativa inter-religiosa assinala primeiro aniversário da guerra

Arcebispo-mor de Kiev convocou dia de «oração, jejum e esmola»

Foto: Vatican Media

Kiev, 24 fev 2023 (Ecclesia) – O Conselho Pan-Ucraniano de Igrejas e Organizações Religiosas assinala hoje o primeiro aniversário da guerra no país, após a invasão russa, com um dia de oração, jejum e esmola, evocando as vítimas do conflito.

A iniciativa partiu de D. Svyatoslav Schevchuck, arcebispo-mor de Kiev e primaz da Igreja Greco-Católica Ucraniana, denunciando uma “guerra brutal”.

“O Sínodo dos Bispos da nossa Igreja declarou a sexta-feira, 24 de fevereiro, como dia da oração, do jejum e da esmola”, referiu o responsável, numa mensagem divulgada esta quinta-feira.

O aniversário é assinalado com uma “maratona de oração”, para manifestar a “unidade e solidariedade dos ucranianos de todo o mundo”, passando por Kiev, Kharkiv, Zaporizhzhia, Odessa, Kherson, Irpin e cidades de vários continentes: Melbourne (Austrália), Przemyśl (Polónia), Roma, Winnipeg (Canadá), Filadélfia (EUA) e Buenos Aires.

“Sentimos que quando nos unimos em oração, jejum e boas ações, vencemos. Precisamos de muita força espiritual para aproximar a nossa vitória”, refere D. Svyatoslav Schevchuck.

O arcebispo-mor de Kiev pede ainda que todos os católicos façam um “ato de caridade” em favor das vítimas da guerra.

Para assinalar o “início da guerra em grande escala na Ucrânia”, a ‘Caritas Internationalis’ e a equipa da Caritas-Spes Ucrânia promovem hoje a Via Sacra que denominaram como a ‘366ª estação’, para “simbolizar o ano de dramática experiência do povo ucraniano”.

OC

Partilhar:
Scroll to Top