Ucrânia: Igrejas e mesquita atingidas por bombardeamentos

Representante diplomático em Kiev fala de crise humana «muito forte»

Foto: RISU

Lisboa, 12 mar 2022 (Ecclesia) – Uma mesquita e várias igrejas cristãs foram atingidas nos últimos dias pelos bombardeamentos russos na Ucrânia, informaram as autoridades locais.

Uma mesquita que abriga 80 civis, incluindo turcos, foi bombardeada em Mariupol, um porto no sudeste da Ucrânia, onde milhares de pessoas estão cercadas há dias, referiu hoje o Ministério dos Negócios Estrangeiros da Ucrânia.

Nas dioceses de Zhytomyr e Kiev, duas igrejas foram danificadas durante os ataques dos militares de Moscovo, informa o Serviço de Informação Religiosa da Ucrânia (RISU).

Os dois ataques, na última semana, provocaram danos materiais, sem atingir as pessoas abrigadas nos locais.

A Rússia lançou a 24 de fevereiro uma ofensiva militar na Ucrânia, provocando pelo menos 549 mortos e mais de 950 feridos entre a população civil e a fuga de 4,5 milhões de pessoas, com mais de 2,5 milhões de refugiados nos países vizinhos, segundo dados das Nações Unidas.

O representante diplomático do Papa em Kiev, D. Visvaldas Kulbokas, referiu que a crise humana “é muito forte”.

“Carrego essa preocupação no coração, nem sempre é possível dar uma mão. Às vezes nem agências como a Cáritas ou a Cruz Vermelha conseguem fazer alguma coisa”, indica o núncio apostólico, em entrevista à fundação Ajuda à Igreja que Sofre (AIS).

O arcebispo, que se mantém na capital ucraniana, elogia todas as instituições religiosas – católicas, ortodoxas e muçulmanas –  que procuram “chegar às pessoas mais em dificuldade e distribuir alimentos”, chegado às populações que se encontram sem eletricidade nem aquecimento.

OC

Ucrânia: Salesianos acolhem população em fuga e caves estão «sobrelotadas»

Partilhar:
Scroll to Top