Confraria do Sameiro está disponível para «ajudar e ser solidária»
Braga, 15 Mar 2022 (Ecclesia) – O Hotel João Paulo II, localizado no Santuário do Sameiro (Arquidiocese de Braga) e gerido pelos Hotéis do Bom Jesus, acolheu sete famílias de refugiados ucranianos e prepara-se para receber mais pessoas.
“No final desta semana chegam, num autocarro, mais 44 refugiados ucranianos vindos da Polónia para serem alojados”, disse hoje à Agência ECCLESIA Varico Pereira, administrador dos Hotéis do Bom Jesus.
A dimensão caritativa está presente na Confraria do Sameiro, Braga, e já durante a pandemia o Hotel João Paulo II acolheu doentes em recuperação da Covid-19.
O cónego José Paulo Abreu, presidente da confraria, destacou à Agência ECCLESIA que esta se encontra disponível “para ajudar e ser solidária” com os refugiados vindo da Ucrânia, através de uma “caridade afetiva e efetiva”.
Ao ajudar as pessoas “mais necessitadas, a confraria está a corporizar o lado bom da humanidade”, acrescentou o responsável da Arquidiocese de Braga, apontando a um “lado humanitário, solidário, fraterno, de comunhão entre as pessoas que vai para além raças, fronteiras e ideologias”.
A Confraria do Sameiro está a trabalhar em articulação “com outras entidades” e está disponível para “alocar algum refugiado para trabalhar” no Santuário do Sameiro, adiantou o cónego José Paulo Abreu.
Na madrugada de 7 de março chegou a Braga um autocarro de transporte com 44 cidadãos ucranianos, vindos de Wroclaw, na Polónia.
A autarquia bracarense explica que este processo de transporte e acolhimento conta com o apoio dos serviços e empresas municipais, Arquidiocese de Braga, Hotéis do Bom Jesus, Colégio São Caetano, Cáritas, Cruz Vermelha, o Lions Clube, Virar a Página e ACES Braga.
Já no último sábado, o Município de Braga organizou, no âmbito de um movimento global de apoio à Ucrânia promovido pela ‘Eurocities’, uma iniciativa no Espaço Vita, onde os participantes recriaram a bandeira da Ucrânia.
O evento serviu também para efetuar uma angariação de alimentos.
LFS/OC
Braga: Hotel João Paulo II vai acolher refugiados ucranianos