Ucrânia: Conferências Episcopais da Europa lembram vítimas da violência

Católicos portugueses promovem dia de oração pela paz, este domingo

Lisboa, 22 fev 2014 (Ecclesia) – O Conselho das Conferências Episcopais Europeias (CCEE) emitiu um comunicado para manifestar a solidariedade da Igreja Católica às vítimas da violência na Ucrânia.

“À luz da recente violência na Ucrânia, a presidência do Conselho das Conferências Episcopais da Europa convida os bispos e toda a Igreja na Europa a unir-se às orações do Santo Padre pelas Igrejas e o povo ucraniano nestes dias particularmente angustiantes”, refere o texto, enviado à Agência ECCLESIA.

A presidência do CCEE manifesta ainda a sua “proximidade espiritual” aos ucranianos e convida à oração “particularmente pelos que estão a sofrer e pelas famílias das vítimas”.

“Que Deus conceda a paz ao povo ucraniano”, concluem os bispos católicos.

O parlamento ucraniano votou hoje uma resolução para libertar “imediatamente” a opositora e ex-primeira-ministra Iulia Timochenko, uma exigência da União Europeia como condição para a negociação de um acordo de associação.

Na sexta-feira, o parlamento da Ucrânia aprovou a reposição da Constituição de 2004, que limita os poderes do presidente,  parte do acordo para pôr fim à crise que prevê ainda a antecipação das eleições presidenciais, a formação de um Governo de coligação e a reforma constitucional.

A Coordenação da Capelania Nacional Católica de Imigrantes Ucranianos de Rito Bizantino, a Obra Católica Portuguesa de Migrações (OCPM) e a Fraternidade Franciscana de Santo António à Sé, em Lisboa, vão promover este domingo, pelas 20h00, um momento de oração “em memória das vítimas da violência registada na Ucrânia nos últimos dias, e para pedir a paz para este país tão sofrido ao longo de décadas”.

“Gostaríamos de contar com a presença da comunidade ucraniana residente em Portugal e da comunidade portuguesa para, juntos, elevarmos uma prece a Deus pelos mortos, que deram a sua vida pelo sonho de liberdade e de justiça e pelos que continuam a lutar em busca do sonho de uma pátria livre e em paz, onde sejam respeitados os direitos da dignidade humana”, referem os promotores da iniciativa, em mensagem enviada à Agência ECCLESIA.

O Papa Francisco interveio esta sexta-feira no consistório extraordinário que decorre no Vaticano para enviar uma saudação à Igreja na Ucrânia, num momento de crise política neste país europeu.

“Gostaria de enviar uma saudação, não somente pessoal mas em nome de todos, aos cardeais ucranianos – o cardeal [Marian] Jaworski, emérito de L’viv, e o Cardeal [Ljubomyr] Huzar, emérito arcebispo-mor de Kiev – que nestes dias sofrem muito e enfrentam muitas dificuldades na sua pátria.

Uma escalada de violência na capital ucraniana fez cerca de 80 mortos na Praça da Independência e ruas envolventes, desde terça-feira.

OC

Partilhar:
plugins premium WordPress
Scroll to Top