UCP/Porto: O pilar da misericórdia de Deus nas jornadas de teologia

O prior da comunidade monástica italiana de Bose, Enzo Bianchi, vai proferir duas conferências.

Porto, 18 nov 2015 (Ecclesia) – O prior da comunidade monástica italiana de Bose, Enzo Bianchi, vai proferir duas conferências nas jornadas de Teologia na Universidade Católica do Porto que decorrem de 01 a 04 fevereiro.

Com o tema «Do Deus da misericórdia à misericórdia de Deus», as jornadas organizadas pela Faculdade de Teologia da UCP-Porto pretendem colocar em destaque que a misericórdia “é a lei fundamental que mora no coração de cada pessoa, quando vê com olhos sinceros o irmão que encontra no caminho da vida”, lê-se na nota com o programa enviada à Agência ECCLESIA.

“A misericórdia na Bíblia” é o tema da primeira intervenção de Enzo Bianchi, seguindo-se “Jesus, relato da misericórdia de Deus”, também pelo prior da comunidade monástica italiana de Bose.

No mesmo dia, os participantes têm oportunidade de ouvir D António Couto, bispo de Lamego, que vai falar sobre “As obras de misericórdia: Uma leitura de Mt 25, 31-46” e António Tavares, provedor da Santa Casa da Misericórdia do Porto, sobre “As Santas Casas da Misericórdia: Do carisma à missão”.

“Horizonte teologal e racionalidade teológica: uma reflexão teológico-fundamental sobre a misericórdia” e “A Igreja, casa da misericórdia”, respetivamente por José Pedro Angélico e José Eduardo Borges de Pinho, docentes da Faculdade de Teologia, constituem as conferências para a manhã do segundo dia.

Na tarde do dia 02 de fevereiro, Ana Maria Braga da Cruz (Associação Coração Amarelo), Maria de Fátima Pires (Congregação do Bom Pastor) e Serafim Ascensão (Companheiros de Emaús) testemunham as “Expressões atuais das obras de misericórdia”.

O abade de Singeverga, D. Bernardino Costa abre o programa do dia 3 com a conferência “O pecador e a penitência ao longo dos séculos”, e de seguida o teólogo Arnaldo Pinho reflete sobre “A penitência: reflexões livres sobre um sacramento em vias de «perdição»”.

“O ritual da penitência: possibilidades e limites” (João Peixoto, do Secretariado de Liturgia da diocese do Porto) e “Atendimento espiritual e consulta psicológica: continuidades e singularidades” (Carlos Gonçalves, Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade do Porto) assumem as conferências da tarde.

O último dia é preenchido por dois professores da Faculdade de Teologia: Alexandre Duarte (“A misericórdia com os demais a partir da misericórdia com Deus”) e Jorge Cunha (“A misericórdia como critério moral e pastoral”).

As jornadas sobre a misericórdia cruzam a reflexão bíblica, teológica e pastoral, com incidência também nas obras de misericórdia e no sacramento da penitência.

LFS

Partilhar:
plugins premium WordPress
Scroll to Top