O projecto «Revisitar/Descobrir Guerra Junqueiro», visa homenagear o poeta no ano em que se assinala o 160.º aniversário do seu nascimento e o centenário da República.

A Universidade Católica do Porto apresenta esta Quarta-feira uma edição especial do livro «A Lágrima», de Guerra Junqueiro. Publicada pela Lello Editores, a obra integra o projecto «Revisitar/Descobrir Guerra Junqueiro», que visa homenagear o poeta no ano em que se assinala o 160.º aniversário do seu nascimento e o centenário da República.

Além das traduções do poema em castelhano, italiano, francês e inglês, todos os textos da edição são traduzidos também em inglês. A cerimónia de lançamento está agendada para as 18h30 e decorre no Auditório 1 do Campus da Foz.

Além do trabalho científico em torno do poema de Guerra Junqueiro, a publicação foi ilustrada na íntegra por Urbano e contém uma gravura do poeta feita propositadamente pelo artista, o que a torna ainda mais especial.

O projecto conta com a parceria da Câmara Municipal de Freixo de Espada à Cinta, com o apoio da Comissão Nacional para as Comemorações do Centenário da República e é coordenado por Henrique Manuel Pereira, docente da Escola das Artes da Universidade Católica do Porto.

Exposição biobibliográfica “Guerra Junqueiro: de Freixo para o Mundo”
A instituição promove igualmente, de 15 a 22 de Setembro, uma exposição biobibliográfica sobre o poeta, intitulada “Guerra Junqueiro: de Freixo para o Mundo”. Exposta no exterior da universidade, a biobibliografia de Junqueiro será disposta em sete cubos gigantes para ser observada pelo público em geral.

A abertura da mostra conta ainda com a apresentação do livro «Guerra Junqueiro: de Freixo para o Mundo», que acompanha a exposição homónima. Ambos os projectos são coordenados por Henrique Pereira.

“Sendo a reedição da obra a melhor forma de homenagear um poeta, mesmo porque por ela passa a identidade de um povo, está em projecto a edição crítica de toda a obra de Guerra Junqueiro”, afirma o professor da Escola das Artes da Católica do Porto.

“A presente edição quer já ser homenagem, assinalando os 160 anos do seu nascimento e o centenário da República de que ele foi voz poética e decisivo construtor. A Câmara Municipal de Freixo de Espada à Cinta, em particular, cumpre um dever de justiça para com o mais ilustre dos freixenistas e um dos maiores vultos da cultura portuguesa”, acrescenta o docente.

A UCP Porto está a levar a cabo, durante este ano, uma série de iniciativas de homenagem ao poeta da República, no âmbito do projecto “Revisitar/Descobrir Guerra Junqueiro”. Para além de “A Lágrima”, a instituição já lançou as obras “A Música de Junqueiro” e “À Volta de Junqueiro: Vida, Obra, Pensamento”, e o DVD “Lançamento-concerto: A Música de Junqueiro”.

No âmbito deste projecto foi criado um site – http://www.artes.ucp.pt/guerrajunqueiro

Partilhar:
Share