UCP: Faculdade de Teologia reforça aposta no ensino à distância (c/vídeo)

«Quem se interessa por esclarecer a sua fé pode fazê-lo no contexto de uma turma virtual», salienta padre Adélio Abreu

Porto, 14 jun 2022 (Ecclesia) – O padre Adélio Abreu, diretor-adjunto da Faculdade de Teologia da Universidade Católica Portuguesa (UCP), destacou a aposta no ensino à distância, com maior “autonomia e flexibilidade” para os alunos, nomeadamente em Ciência Religiosas.

“Quem se interessa por esclarecer a sua fé pode fazê-lo no contexto de uma turma virtual, com interação entre os alunos, mas estando livre daquilo que são os condicionalismos da sua localização, da sua geografia, e mesmo da organização do seu tempo”, assinalou o docente do Centro Regional do Porto da UCP.

O coordenador dos novos cursos à distância da Faculdade de Teologia acrescenta que cada aluno “até pode estar muito perto”, fisicamente, de um dos polos da UCP – Lisboa, Porto e Braga –, mas o seu tempo “não permitir a frequência de um curso normal”, num estabelecimento de ensino.

O entrevistado, professor de História da Igreja, explica que a Faculdade de Teologia tem no domínio das Ciências Religiosas “um percurso significativo de formação graduada”, com ciclos de estudo de licenciatura e de mestrado, “que profissionaliza professores de Educação Moral e Religiosa Católica (EMRC)” e que podem ser frequentados à distância.

“Nos últimos anos, fomos percebendo que as circunstâncias da vida exigiam da Faculdade alguns reajustes nestes mesmos cursos”, observa, sublinhando que “a procura para presença física vinha diminuindo, enquanto havia interesse por parte de pessoas que estavam mais distantes”.

Estes cursos, refere o responsável, podem chegar “inclusivamente a necessidades e interesses mesmo do mundo lusófono”, por não estarem “condicionados à presença num determinado local”.

A Faculdade de Teologia, em Lisboa, acolheu recentemente a 16ª Assembleia Geral da Conferência de Instituições Católicas de Teologia – CICT/COCTI – que apelou ao diálogo entre o mundo académico e as comunidades cristãs.

Segundo o entrevistado, uma Teologia relacionada com o contexto, a leitura continua da realidade, “tem de ser uma urgência de quem pensa a Teologia”,

“Já não é de agora, é muito importante atender à realidade e fazer com que possa ser iluminada pela fé e iluminada também pelo pensamento teológico que certamente exprime essa mesma fé”, desenvolveu o diretor-adjunto da Faculdade de Teologia, em entrevista ao Programa ECCLESIA, emitido hoje na RTP2.

HM/CB/OC

Partilhar:
Scroll to Top
Agência ECCLESIA

GRÁTIS
BAIXAR