Instituição criou Cátedra «Desporto, Ética e Transcendência», em homenagem ao professor universitário

Lisboa, 20 fev 2025 (Ecclesia) – A Faculdade de teologia da Universidade Católica Portuguesa (UCP) lamentou hoje a morte de Manuel Sérgio, falecido esta quarta-feira aos 91 anos de idade.
“O seu legado no campo do desporto é imensurável, tendo sido um pioneiro na sua área científica e no acompanhamento de muitas gerações de líderes na área do desporto”, refere uma nota divulgada online.
Em 2019, a Universidade Católica fundou a ‘Cátedra Manuel Sérgio – Desporto, Ética e Transcendência’, que “honra o seu pensamento”.
Marcelo Rebelo de Sousa, presidente da República Portuguesa, manifestou o seu pesar pela morte do professor Manuel Sérgio, lembrando que “dedicou grande parte da sua vida ao ensino e ao pensamento na área do desporto”.
“Foi deputado à Assembleia da República, mas é na área do desporto que nos deixa a sua marca, não só pelas múltiplas obras e artigos escritos sobre o tema, mas também como um dos principais impulsionadores da inclusão do desporto como área de estudo e investigação no Ensino Superior”, acrescenta o chefe de Estado.
Em 2017, foi agraciado com a comenda da Ordem da Instrução Pública.
O velório de Manuel Sérgio vai decorrer no domingo, na Igreja Nossa Senhora de Fátima, em Lisboa, a partir das 16h00.
No dia seguinte, a partir das 10h00, celebra-se a Missa, presidida por D. Alexandre Palma, bispo auxiliar do Patriarcado de Lisboa.
OC
Ética/Desporto: «Quem não se transcende, verdadeiramente não vive» – Manuel Sérgio (c/vídeo)