UCP: Faculdade de Ciências Humanas associou-se a Dia Mundial das Comunicações Sociais

Instituição aposta no crescimento profissional e pessoal dos alunos

Lisboa, 15 mai 2015 (Ecclesia) – A Faculdade de Ciências Humanas da Universidade Católica Portuguesa (UCP) promoveu hoje em Lisboa um debate sobre a mensagem do Papa para o Dia Mundial das Comunicações Sociais que se celebra este domingo.

“O objetivo é desde há nove anos assinalarmos o dia das comunicações sociais numa perspetiva de conseguir ver a evolução que tem havido na forma como o Papa ou os Papas vão olhando para a comunicação social”, explicou o coordenador da área científica de Ciências da Comunicação da faculdade.

Em declarações à Agência ECCLESIA, Nelson Ribeiro considerou que os temas das mensagens para esta celebração anual têm sido “muito atuais, interpelantes”.

Nesse sentido, é “importante” debatê-los com os alunos que a UCP está a formar, para o seu “crescimento” como futuros profissionais de comunicação mas também enquanto “pessoas”, dado que a instituição de ensino pretende que “consigam problematizar e pensar” as questões para as quais o Papa “alerta”.

Comunicar a família: ambiente privilegiado do encontro na gratuidade do amor’ é o tema proposto por Francisco para o 49.º Dia Mundial das Comunicações Sociais e foi apresentado pela coordenadora do Instituto de Ciências da Família da UCP, Helena Rebelo Pinto, e o diretor da Agência ECCLESIA, Paulo Rocha.

A Faculdade de Ciências Humanas, nos vários anos dos três ciclos de ensino (licenciatura, mestrado e doutoramento) do curso em Comunicação Social e Cultural, conta com 660 alunos que têm uma visão do futuro profissional “bastante otimista”.

“Talvez tenha a ver com a nossa cultura cristã de termos uma visão muito positiva apesar dos desafios que sabemos que o mercado de trabalho tem hoje em dia”, comentou Nelson Ribeiro, que divulgou resultados de empregabilidade “muito altos, mesmo nos anos de crise”.

O coordenador da área científica de Ciências da Comunicação da Faculdade de Ciências Humanas da UCP refere que, segundo dados do Ministério da Educação, têm a licenciatura com “maior taxa de empregabilidade do país”.

“Precisamos de preparar cada vez melhor os nossos alunos, que consigam ter visão crítica sobre a sociedade e a realidade na qual vão trabalhar”, frisou o responsável.

O Dia Mundial das Comunicações Sociais, única celebração do género estabelecida pelo Concílio Vaticano II (decreto ‘Inter Mirifica’, 1963), é celebrado no domingo que antecede o Pentecostes (17 de maio, em 2015).

Os donativos recolhidos nas celebrações dominicais revertem para os projetos do secretariado nacional e dos secretariados diocesanos do setor.

PR/CB/OC

Partilhar:
plugins premium WordPress
Scroll to Top