Igreja: Papa alerta para «medo e falta alegria» que adoecem as comunidades

Cidade do Vaticano, 15 mai 2015 (Ecclesia) – O Papa Francisco disse hoje que existem comunidades “doentes” porque não são alegres e têm medo, “apostam sempre no certeiro”, uma situação que afeta também os cristãos.

“O medo é uma atitude que nos faz mal, enfraquece, limita e até nos paralisa. Quem tem medo não faz nada, não sabe o que fazer, concentra-se em si mesmo para que não lhe aconteça nada de mal”, explicou o Papa, na Capela da Casa de Santa Marta.

Para Francisco, o medo leva a um “'egocentrismo egoísta', que paralisa” e o “cristão medroso não entende a mensagem de Jesus”.

A homilia, na Eucaristia matinal na Capela da Casa de Santa Marta, centrou-se na Primeira Leitura de hoje (Act 18, 9-18) quando Jesus disse a Paulo numa visão “Nada temas, continua a falar e não te cales”.

“Não ter medo é pedir a graça da coragem do Espírito Santo que nos envia. Existem comunidades medrosas que apostam sempre no certeiro. É como se na porta de entrada estivesse escrito ‘proibido’: tudo é proibido, por medo”, disse o Papa para quem estas comunidades estão “doentes” e sente-se o “marasmo”.

“O medo faz adoecer a comunidade e a falta de coragem também”, frisou.

Segundo Francisco é preciso saber distinguir medo do temor de Deus que é “uma virtude” porque “não limita, não enfraquece, não paralisa” mas impele a cumprir a missão dada pelo Senhor.

Depois, a partir do Evangelho (Jo 16, 20-23a) destacou a alegria que deve fazer parte da vida de um cristão mesmo em momentos “de provação, doenças ou dificuldades” que se “tornam paz”.

“A alegria cristã, que não é um simples divertimento não é passageira. A alegria cristã é um dom do Espírito Santo. É ter o coração sempre alegre porque o Senhor venceu, reina, está à direita do Pai”, desenvolveu o Papa.

Como no “medo” Francisco partiu do particular para a comunidade e destacou sem alegria esta “também é doente”, divulgou a Rádio Vaticano.

“Até pode ser uma comunidade ‘divertida’ mas é ‘doente de mundanidade’ porque não tem a alegria de Jesus Cristo. Assim, quando a Igreja é medrosa e não recebe a alegria do Espírito Santo, a Igreja adoece, as comunidades adoecem e os fiéis adoecem”, alertou mais uma vez o Papa.

RV/CB/OC

Partilhar:
plugins premium WordPress
Scroll to Top