UCP: Curso de formação de professores de EMRC centrado no cinquentenário do 25 de abril de 1974

Lisboa, 06 fev 2024 (Ecclesia) – A Faculdade de Teologia da Universidade Católica Portuguesa (UCP) promove um curso de formação de professores de EMRC centrado no cinquentenário do 25 de abril de 1974, em formato online, de 6 de fevereiro a 12 de março.

“Este programa de formação desenha-se a partir de um eixo central constituído por uma aproximação ao 50º aniversário do «25 de Abril de 1974»”, lê-se numa nota enviada à Agência ECCLESIA.

Não se trata tanto de revisitar a historiografia do acontecimento. Trata-se antes de construir vias pedagógicas para uma abordagem construtiva a essa memória coletiva.

O título da formação transporta o fragmento de um poema de Sophia de Mello Breyner Andresen, que, com ressonâncias bíblicas, evoca Revolução dos Cravos: «Esta é a madrugada que eu esperava / O dia inicial inteiro e limpo / Onde emergimos da noite e do silêncio / E livres habitamos a substância do tempo».

Esta formação visa proporcionar aos docentes de EMRC um contexto favorável ao aprofundamento do seu papel enquanto mediadores neste processo de transmissão cultural, no qual a escola toma parte, fazendo da «memória de Abril» um lugar privilegiado para pensar o que é educar para ser livre.

A ação de formação releva para efeitos de progressão em carreira dos Professores do Grupo 290.

A lei prevê a oferta obrigatória da disciplina curricular de Educação Moral e Religiosa Católica do Ensino Básico ao Secundário, e também dos cursos profissionais desde que passou a integrar as suas matrizes no ano letivo 2019/2020 (Decreto-Lei nº 55/2018, de 6 de julho).

A Concordata assinada em 2004 entre Portugal e a Santa Sé consagra a existência da disciplina de EMRC, sendo os professores propostos pelos bispos, nomeados pelo Estado e pagos pela tutela; é uma componente do currículo nacional, de oferta obrigatória por parte dos estabelecimentos de ensino e de frequência facultativa.

LFS

Partilhar:
plugins premium WordPress
Scroll to Top