Turquia/Síria: Papa recorda populações em sofrimento e apela a «apoio concreto»

Francisco reza pelas vítimas do sismo e da guerra na Ucrânia

Foto: Lusa/EPA

Cidade do Vaticano, 12 fev 2023 (Ecclesia) – O Papa recordou hoje no Vaticano as vítimas do sismo que na última semana atingiu a Turquia e a Síria, provocando dezenas de milhares de mortos e feridos.

“Continuemos a estar próximos, com a oração e o apoio concreto das populações afetadas pelo terramoto na Síria e Turquia”, apelou, desde a janela do apartamento pontifício, após a recitação do ângelus.

Francisco disse ter estado a ver, antes do encontro com os peregrinos e visitantes, na Praça de São Pedro, as “imagens desta catástrofe, da dor destes povos que sofrem com o terramoto”.

“Rezemos por eles, não nos esqueçamos deles. Rezemos e pensemos no que podemos fazer por eles”, apelou.

O Papa evocou ainda a “martirizada Ucrânia”, rezando para que “o Senhor abra caminhos de paz e dê aos responsáveis a coragem para as percorrer”.

O número de mortos causados pelos terramotos na Turquia e na Síria ultrapassou as 28 mil pessoas, prosseguindo as operações para resgatar sobreviventes entre os escombros.

A Organização Mundial de Saúde estima que cerca de 26 milhões de pessoas tenham sido afetadas pelos sismos da última segunda-feira.

A Cáritas Portuguesa está a acompanhar, através da rede internacional da organização católica, visando “garantir uma resposta rápida e em segurança para os sobreviventes e para os milhares de desalojados”.

OC

Síria: «Povo teme ser esquecido» num país «sem capacidade de reconstrução» – Xavier Stephen Bisits

Partilhar:
Scroll to Top
Agência ECCLESIA

GRÁTIS
BAIXAR