Turquia: Francisco inicia visita com mensagem em favor do diálogo entre culturas e religiões

Papa sublinha missão de ser «ponte» entre dois continentes

Ancara, 28 nov 2014 (Ecclesia) – O Papa chegou hoje à Turquia, para uma visita oficial de três dias que se iniciou simbolicamente junto ao Mausoléu de Atatürk, fundador da atual República, com uma mensagem em favor do diálogo entre culturas e religiões.

“Formulo os votos mais sinceros de que a Turquia, ponte natural entre dois continentes, seja não apenas um cruzamento de caminhos mas também um lugar de encontro, de diálogo e de convivência serena entre os homens e mulheres de boa vontade de qualquer cultura, etnia e religião”, escreveu Francisco, ao assinar o Livro de Ouro deste local, onde depôs uma coroa de flores e se recolheu em silêncio.

O Papa foi recebido no aeroporto internacional de Ancara, após um voo de três horas, por um ministro delegado do Governo, autoridades civis e militares e pelo núncio apostólico (representante diplomático da Santa Sé), D. Antonio Lucibello.

Esta é a sexta viagem internacional de Francisco, a segunda em três dias, com preocupações relativas ao diálogo ecuménico, inter-religioso e aos conflitos no Médio Oriente.

Cumprindo a tradição, o pontífice argentino enviou telegramas aos presidentes da Itália e dos países que vai sobrevoar a caminho do seu destino, desta vez a Albânia e a Grécia.

Francisco referiu ao chefe de Estado italiano, Giorgio Napolitano, que esta viagem visa "favorecer o encontro e o diálogo entre culturas diferentes", "reforçar o caminho da unidade dos cristãos" e "partilhar momentos de oração com irmãos e irmãs na fé".

A agenda oficial prevê passagens pelo Museu de Santa Sofia, a Mesquita Azul e um encontro com o patriarca ecuménico de Constantinopla (Igreja Ortodoxa), Bartolomeu I, à imagem do que fez o Papa emérito Bento XVI em novembro de 2006.

Depois de deixar o Mausoléu de Atatürk, em carro fechado e sob forte aparato policial, Francisco reúne-se com o presidente Recep Tayyip Erdogan, no palácio presidencial, para o seu primeiro discurso e outros encontros institucionais com as autoridades da Turquia.

Ainda hoje, o Papa vai falar com o primeiro-ministro turco, Ahmet Davutoglu, e com o presidente dos Assuntos Religiosos na sede desta instituição (Diyanet).

OC

Partilhar:
plugins premium WordPress
Scroll to Top