Turismo: Douro Religioso foi apresentado em Salamanca

Diretor da Turel propõe parceria luso-espanhola para integrar património local nas rotas que percorrem os principais santuários europeus

Salamanca, Espanha, 17 mar 2012 (Ecclesia) – O projeto “Douro Religioso: Visitar, Conhecer e Reconhecer”, promovido pela Turel, Diocese de Lamego e Turismo do Porto e Norte de Portugal, foi apresentado esta quinta-feira na cidade espanhola de Salamanca.

“Os Caminhos de Santiago, a Semana Santa de Braga e todo o património religioso” foram destacados por Marco Sousa, do Turismo do Porto e Norte de Portugal, refere uma nota de imprensa enviada à Agência ECCLESIA pela Turel.

O cónego José Paulo Abreu, presidente da Turel, cooperativa de Desenvolvimento e Promoção do Turismo Cultural e Religioso, sublinhou a importância de se estabelecer um relacionamento institucional e comercial para criar uma lógica de “um destino, dois países”.

“Este intercâmbio também irá potenciar a estruturação de produtos conjuntos, de turismo cultural e religioso, para venda em mercados de médio curso, nomeadamente na Europa, bem como o posicionamento das duas regiões nos grandes circuitos turísticos religiosos que percorrem os principais santuários europeus”, afirmou.

O diretor técnico da Turel apresentou as três rotas associadas ao projeto, “Douro Maravilhoso”, “Douro a 7 Chaves” e “Paisagens e Religião”, tendo destacado a “necessidade de apostar no reforço do corredor Douro/Duero, que poderá ter como pólos terminais o Porto e Madrid”.

“Não sendo Madrid parte do território, é obviamente uma porta de entrada para mercados tão interessantes como os da América do Sul, com forte motivação religiosa nas suas deslocações, podendo esses mesmos fluxos passar pelo Douro e seguir para outros pólos como Braga e Santiago de Compostela”, disse Varico Pereira.

O responsável pelo turismo da Diputación (Província) de Salamanca, José Crego, apresentou projetos no âmbito do turismo cultural e religioso da região, destacando como principais produtos a cidade Património Mundial, a Semana Santa, declarada como de interesse turístico nacional, e Alba de Tormes, centro de atração turística e religiosa.

O debate entre os participantes sublinhou o potencial de desenvolvimento do turismo cultural e religioso no Douro, que pode ser ampliado através da estruturação de produtos turísticos conjuntos e do alargamento dos roteiros a Braga e Santiago de Compostela.

A iniciativa permitiu à Turel estabelecer contactos com operadores turísticos, jornalistas, investigadores, entidades responsáveis pela gestão dos espaços religiosos e organismos de gestão turística.

RJM

Partilhar:
plugins premium WordPress
Scroll to Top