Porto, 07 ago 2019 (Ecclesia) – A Catedral do Porto e o Paço Episcopal podem ser visitadas a partir deste mês de agosto com recurso a um bilhete único.

De acordo com o jornal ‘Voz Portucalense’, quem quiser ficar a conhecer estas duas estruturas ligadas ao património católico da cidade, e que representam o coração da Diocese do Porto, pode fazê-lo com um só ingresso no valor de 5 euros.

Recorde-se que em 2016 a Diocese do Porto reforçou a sua aposta na oferta cultural e na aproximação às comunidades, populações locais e turistas, com a abertura regular do Paço Episcopal a todos quantos queiram conhecer a “casa dos bispos” portuenses.

D. António Francisco dos Santos, bispo do Porto entre 2014 e 2017, já falecido, foi o impulsionador desta iniciativa, que agora está a ser continuada pelo seu sucessor, D. Manuel Linda.

A história do Paço Episcopal, explica a diocese nortenha, transporta o visitante até à época medieval, quando foi construído dentro da primitiva muralha onde se concentrava o povoado portuense, em finais do século XIII, o primitivo Paço.

Em 1734, o arquiteto italiano Nicolau Nasoni, autor do ex-líbris da cidade, Torre dos Clérigos, apresentou um projeto de renovação do edifício e em 1771, o bispo D. Frei João Rafael de Mendonça, em “sintonia com a transformação e renovação da arquitetura da cidade, decidiu construir um edifício mais imponente.

Quanto à Catedral do Porto, é um dos ex libris culturais da região, situado no bairro da Batalha, junto das muralhas que protegeram a cidade durante vários séculos.

Elevada a monumento nacional, esta estrutura católica começou a ser construída no século XII e combina uma grande diversidade de estilos arquitetónicos, desde o barroco ao gótico, passando pelo românico, fruto das inúmeras intervenções de que foi alvo ao longo da sua história.

O claustro da Catedral, erguido no século XIV, é um ponto obrigatório para visita, assim como a Casa do Cabido, onde está exposto o tesouro da Sé, composto por objetos de ourivesaria religiosa.

Quem chega ao centro da praça da Catedral tem oportunidade de apreciar uma vista panorâmica sobre a cidade do Porto, sobre o Douro e também sobre as caves de vinho do Porto que se encontram do outro lado do rio.

 

JCP

Partilhar:
Share