Turismo cultural e religioso

Conclusões do Congresso internacional promovido pela TUREL 1. As estatísticas mostram que as receitas totais do turismo ultrapassam 640 milhões de euros, isto é, 1.8 milhões de euros por dia. O turismo converteu-se na segunda fonte de divisas de 46 dos 49 países menos avançados (Francesco Frangialli, em Turismo 2007, p.96). 2.A diplomacia da Santa Sé procura que sejam respeitados os direitos fundamentais do homem, a sua dignidade e liberdade, em todo o mundo. Não cessa de chamar a atenção da humanidade sobre o valor da paz, convivência pacífica, desenvolvimento dos povos e sobre o respeito mútuo de todas as culturas. Promover o turismo significa unir os homens no respeito universal dos direitos e das liberdades fundamentais, sem distinção de raça, língua, religião, condição pessoal ou social. 3.O turismo pode ser um bem socio-económico, desde que respeite os valores locais e não seja desorganizado, desequilibrado. Pode tornar-se fonte de ocupação e dar vida ao comércio e ao desenvolvimento social. 4. O Turismo é uma dimensão natural do homem, capaz de constituir um importante momento educativo e formativo assim como caminho de aperfeiçoamento espiritual. 5. As atitudes dos turistas estão progressivamente a mudar. Um descontentamento crescente com os destinos fortemente comercializados, sobrelotados e poluídos está a forçar a mudança dos pacotes turísticos estandardizados e massificados da segunda metade do século XX. Podendo, assim, o TCR assumir uma alternativa de qualidade e um espaço de desenvolvimento. 6. Significativas alterações do perfil, tanto ao nível da procura, como da oferta, têm gerado também alterações nas populações locais, que manifestam crescente necessidade de preservação da sua identidade, do seu ambiente e do seu património natural, histórico e cultural. 7. Até agora, a peregrinação era um acto popular e o turismo uma dimensão reservada a uma elite…mas, o número não mudou a razão fundamental do viajante: caminhar à procura da sua humanidade, expressa esta de modos muito variados, sendo o turismo uma das formas em que a religiosidade, hoje, se expressa em grande escala… 8. É legítimo opor turismo e peregrinação? A oposição não seria de apresentá-la entre turismo de hoje e peregrinação? A peregrinação não é, acaso, a forma antiga de turismo? E o turismo de hoje não é, acaso, a peregrinação secularizada? 9. Desde a sua criação, a OMT quis fundamentar a sua acção nos valores essenciais que suportam o fenómeno do turismo através da promoção e desenvolvimento do turismo com vista a contribuir para o desenvolvimento económico, a compreensão internacional, a paz, a prosperidade e o respeito universal e a observância dos direitos humanos e as liberdades fundamentais para todos, sem distinção de raça, sexo, língua ou religião, fomentando a tolerância e o diálogo entre culturas e religiões. 10. Importa destacar que turismo e religiões partilham a utilização de um mesmo património cultural, numa relação complexa que importa clarificar e estruturar. 11. O Caminho de Abraão, surge como uma boa experiência de promoção de um produto de Turismo Religioso capaz de ligar territórios em conflito e de promover o diálogo inter-religioso. Apesar dos constrangimentos que existem em territórios em conflito é possível a construção de rotas com impacto e o alcance do Caminho de Abraão. Sendo o caso do Caminho de Abraão um produto em fase experimental e que se desenvolve por etapas/fragmentos apenas em territórios pacificados, constitui um estímulo para levar os territórios em conflito a compreender as desvantagens e lutar pela pacificação. O Caminho de Abraão procura ligar “Filhos Desavindos”. 12.Face ao desenvolvimento que os Caminhos de Santiago têm vindo a ter ao longo dos anos, verificou-se a necessidade de criar um Observatório do Caminho de Santiago com o objectivo de aprofundar o seu desenvolvimento futuro. Este Observatório constitui-se como uma boa prática a aplicar a outros produtos de turismo, já que tudo indica que também o turismo está sujeito a um Ciclo de Vida do Produto. 13. O TCR deve assumir-se como força determinante no desenvolvimento dos povos, nos direitos e liberdades universais. 14. O PENT deve constituir-se como instrumento de alavancagem dos produtos de TCR no contexto nacional e internacional, sendo para isso necessária a construção de parcerias de cooperação em rede. 15. O Turismo demasiadamente institucional tem tendência para anular iniciativas de cariz popular, autenticamente diferentes, singulares e irrepetíveis que não devem ser desconsideradas. Devem as entidades responsáveis pelo turismo evitar o excesso de formatação da oferta turística. Os produtos de TCR terão mais sucesso quanto menos governamentalizados estiverem, favorecendo as iniciativas locais e regionais dos operadores privados. 16. O Marketing de Turismo é cada vez mais um elemento de reforço da promoção turística construindo marcas com identidade própria que favoreçam a diferenciação e se distingam na concorrência mundial. 17. Numa era de comunicação por excelência em que o público alvo de TCR se encontra estratificado mas não circunscrito, existe a necessidade de perceber o impacto da comunicação. À falta de estruturas de planos de comunicação adequados. Importa inovar em termos de conteúdos e conceitos, criar uma plataforma comum de informação turística dos Concelhos, distribuir informação em larga escala aproveitando as potencialidades das novas tecnologias. 18. Importa que os Operadores Turísticos saibam respeitar, na criação de novos produtos as características específicas dos Monumentos e Santuários, fazendo com que as visitas a estes espaços respeitam a sua Solenidade. 19. A TUREL foi reconhecida como uma boa prática de desenvolvimento do Turismo Cultural e Religioso, sendo a sua estrutura cooperativa uma excelente forma de organização dos diferentes intervenientes nesta temática, dada a capacidade que se cria de trabalhar em cooperação e em rede com todos os interesses. 20. A experimentação efectuada em 2007 com o lançamento pela primeira vez no país do conceito de Guia Residente dos Santuários, permitiu criar um novo serviço ao nível dos Santuários de maior relevância na Arquidiocese de Braga, com resultados verdadeiramente extraordinários. Os Santuários do Sameiro, Bom Jesus do Monte e S. Bento da Porta Aberta, beneficiaram do trabalho especializado de Guias de Turismo residentes, tendo acompanhado no conjunto cerca de 30.000 visitantes/turistas. Esta mais valia oferecida pela primeira vez pela TUREL, permitirá repensar a organização do trabalho dos Guias Turísticos a nível nacional, que poderá favorecer a criação de mais de 2.500 novos postos de trabalho especializado. É necessário para isso criar uma nova dinâmica que aproveite as potencialidades dos Guias Profissionais no período de maior sazonalidade, na promoção de eventos de consolidação cultural em torno do espaço em que operam. Desta forma é possível manter viva uma relação entre o Património, a Religiosidade, a Cultura e o Turismo, numa dialética construtiva e promotora de um desenvolvimento humano mais estruturante. 21. As excelentes relações sociais, económicas e culturais entre o Norte de Portugal e a Região Autónoma da Galiza em Espanha, estimula o desenvolvimento de uma oferta de Turismo de uma Euro-Região dinâmica de mais de 6 milhões de habitantes e possuidoras de um património cultural e religioso notáveis. A convivência entre a diversidade que constitui S.Tiago de Compostela na Galiza e os Santuários; de Nossa Senhora do Sameiro em Braga, de S.Bento da Porta Aberta no Gerês, de Nossa Senhora da Penha em Guimarães, permitirão acreditar que nesta Euro-Região o Turismo Religioso poderá potenciar um volume de mais de 8 milhões de turistas. 22. Neste contexto, a TUREL em parceria com a Direcção Geral de Turismo da Galiza e a Faculdade de Geografia da Universidade de Santiago de Compostela vão lançar um produto de TCR inovador que resultou de uma tese académica que estudou profundamente a realidade do Turismo Cultural e Religioso em Braga e Santiago de Compostela projectando a apresentação de um produto conjunto de turismo. Será a primeira vez na história do turismo dos dois países vizinhos que se promoverá um produto conjunto de duas regiões históricas, uma cidade romana e uma cidade medieval, integradas numa Euro-Região. Este será o melhor exemplo que se pode dar ao mundo sobre a convivência europeia de uma euro-região adulta e consciente da importância de pensar conjuntamente o seu desenvolvimento turístico, cultural, social e económico. 23. Os congressistas reconheceram as potencialidades turísticas ao nível do turismo cultural e religioso do Norte de Portugal, destacando a Póvoa de Varzim como possuindo apetências especiais para a realização de Congressos e Reuniões Internacionais.

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Agência ECCLESIA

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