Tomar: «Extraordinária» mobilização «ao encontro» da Imagem de Nossa Senhora de Fátima

Périplo nacional passa pela Diocese de Santarém

Tomar, Santarém, 11 jan 2015 (Ecclesia) – O responsável pela Vigararia de Tomar, Diocese de Santarém, assinalou que a visita da imagem peregrina de Nossa Senhora de Fátima “tem sido verdadeiramente extraordinária” porque cidade e vigararia mobilizaram-se “ao encontro da Mãe”.

“A igreja permaneceu aberta desde a chegada da imagem e houve sempre muita gente envolvida, os vários movimentos das paróquias e da vigararia, desde as crianças passando pelos jovens, até aos grupos de oração todos tiveram oportunidade vir aqui”, explicou o padre Mário Duarte.

À Agência ECCLESIA, o vigário de Tomar observou que nem as condições meteorológicas que “não têm sido as melhores” afastaram as pessoas desta devoção, “deste amor a Maria”.

Neste périplo da imagem peregrina de Nossa Senhora de Fátima pelas dioceses portugueses, o sacerdote revelou que nesta vigararia optaram por “não andar com a imagem em passeio” mas concentrá-la na cidade e “trazer toda a vigararia a venerá-la”, em família, comunidade, em grupo.

A tarde de sábado, dia 9 de janeiro, foi dedicada aos vários grupos de jovens e de catequese da vigararia e cada uma das 16 paróquias “foi responsável por uma atividade”, desde animar a Oração do Terço, a encenações sobre as aparições em Fátima.

A coordenadora da Catequese de Tomar, acrescenta que é importante as crianças terem contacto com a mensagem de Fátima e consideram que estavam “muito entusiasmados e muito contentes”.

O padre Mário Duarte recorda ainda que um dos momentos “mais comoventes” desta visita da imagem peregrina foi a celebração com os utentes e residentes dos centros de dia e lares de idosos “encheram a igreja”.

“Um momento verdadeiramente rico e os mais idosos, os mais frágeis, não ficaram de fora”, observou o sacerdote, sobre a visita a Imagem peregrina de Nossa Senhora de Fátima a Tomar, de 07 a 09 de janeiro.

A Diocese de Santarém recebe a imagem peregrina, no âmbito da visita que está a realizar a todas as regiões do país, até ao dia 17 de janeiro; a Igreja de Rio Maior acolhe a celebração de passagem para o Patriarcado de Lisboa.

HM/CB

Partilhar:
plugins premium WordPress
Scroll to Top