Togo: Papa encoraja bispos a serem parte das «reformas institucionais» no país

Cidade do Vaticano, 11 mai 2015 (Ecclesia) – O Papa Francisco incentivou hoje o episcopado do Togo, em visita ad Limina ao Vaticano, a defender os valores da família e a trabalhar pelo diálogo e promoção nacional.

“Nos últimos anos a sociedade togolesa fez progressos notáveis em âmbitos políticos e social. A Igreja católica contribui amplamente para isto, não só com as suas obras de evangelização e promoção humana, mas também com o seu serviço em prol da justiça e da reconciliação”, disse Francisco aos bispos do país africano.

O Papa que agradeceu “calorosamente os esforços” da Igreja na reaproximação nacional no Togo, independente da França em 1958, e destacou o trabalho da Comissão Nacional «Verdade, justiça e reconciliação».

“Encorajo-vos a continuar a fazer com que a Igreja ocupe o lugar que lhe compete no processo de reformas institucionais em curso”, acrescentou.

Francisco incentivou também os prelados a expressarem e a fazerem compreender os “aspetos positivos” da família e encorajou também as pessoas de boa vontade a não cederem aos ataques ideológicos e mediáticos “incompatíveis com a fé cristã”.

Neste contexto, agradeceu o contributo e as impressões da igreja togolesa para o Sínodo do Bispos sobre a família, que se realiza em outubro, no Vaticano, encorajou não só os prelados mas as pessoas de boa vontade no Togo a não cederem aos ataques ideológicos e mediáticos “incompatíveis com a fé cristã”.

Segundo a Conferência Episcopal Togo 25% dos 6,2 milhões de habitantes do país declaram-se católicos mas assinalam o crescimento das seitas que ganha seguidores na Igreja Católica mas, principalmente, das “religiões tradicionais seguidas por 50% da população”, divulga a Rádio Vaticano.

RV/CB

Partilhar:
plugins premium WordPress
Scroll to Top