Timor-Leste: D. Leandro Maria Alves é o novo bispo de Baucau

Responsável católico fez formação teológica em Portugal

D. Leandro Maria Alves (E) e D. Virgílio do Carmo da Silva (D)
Foto: Arquidiocese de Díli

Cidade do Vaticano, 26 abr 2023 (Ecclesia) – O Papa nomeou como bispo de Baucau, diocese de Timor-Leste, D. Leandro Maria Alves, de 48 anos de idade, anunciou hoje o Vaticano, em comunicado.

O responsável sucede no cargo a D. Basílio do Nascimento, primeiro bispo de Baucau, que faleceu a 30 de outubro de 2021, aos 71 anos, na sequência de um problema cardíaco.

D. Leandro Maria Alves nasceu a 10 de maio de 1974, em Ermera, Arquidiocese de Díli, e passou pelo seminário de Kupang, Indonésia, e o Seminário Maior de Évora, fazendo a sua formação teológica na Universidade Católica Portuguesa.

O novo bispo, padre desde 8 de dezembro de 2006, foi vice-pároco da Catedral de Díli, formador no Seminário Maior de São Pedro e São Paulo (2008-2011), diretor da Fundação Diocesana São Paulo de Díli e responsável por vários projetos ligados à Educação, na Igreja Católica em Timor-Leste.

Professor de Teologia Dogmática, D. Leandro Maria Alves foi secretário-executivo da Conferência Episcopal Timorense (CET) e era pároco da Catedral de Díli, onde colaborava com D. Virgílio do Carmo da Silva, arcebispo local, criado cardeal em agosto de 2022 pelo Papa Francisco.

OC

Partilhar:
Scroll to Top