Terra Santa: Patriarca Latino de Jerusalém agradeceu solidariedade e oração dos jovens da Diocese de Setúbal

«Estamos a viver mais uma vez na Terra Santa, em Jerusalém, especialmente em Gaza, uma situação terrível» – Cardeal Pierbattista Pizzaballa

Foto: Lusa/EPA

Setúbal, 26 out 2023 (Ecclesia) – O patriarca Latino de Jerusalém, cardeal Pierbattista Pizzaballa, agradeceu hoje “a solidariedade, as orações” da juventude da Diocese de Setúbal, numa vídeo-mensagem enviada na véspera da vigília de oração pela escuta, o diálogo e a paz.

“Irmãos e irmãs, que o Senhor vos conceda paz. Aqui, estamos a viver mais uma vez na Terra Santa, em Jerusalém, especialmente em Gaza, uma situação terrível. Uma guerra que tem ferido a vida de tantas pessoas”, diz o responsável católico, na mensagem divulgada hoje pelo Departamento da Juventude da Diocese de Setúbal, segundo informação enviada à Agência ECCLESIA.

Desde o dia 7 de outubro, quando o movimento islamita Hamas, no poder na Faixa de Gaza desde 2007, lançou um ataque em território israelita, a operação ‘Tempestade al-Aqsa’, que esta região vive novamente em conflito armado diário, em resposta, Israel bombardeou várias posições naquele território da Palestina, na operação batizada como ‘Espadas de Ferro’.

“Não estamos desesperados, estamos preocupados, muitos de nós também estão com medo, porque a situação é terrível, mas temos Jesus connosco. E, como disse, toda esta situação não irá deter o nosso amor e o nosso desejo de paz”, explica o patriarca Latino de Jerusalém, na mensagem enviada para os jovens da diocese sadina a pedido de D. Américo Aguiar, o bispo eleito desta Igreja diocesana.

D. Pierbattista Pizzaballa foi criado cardeal, pelo Papa, no consistório de 30 de setembro, celebração onde também D. Américo Aguiar recebeu o barrete cardinalício de Francisco.

O Departamento da Juventude promove esta sexta-feira, dia 27 de outubro, uma vigília de oração pela escuta, o diálogo e a paz, intitulada ‘Chama-nos para nos refazer’.

O cardeal D. Américo Aguiar, que toma hoje posse da Diocese de Setúbal como seu quarto bispo, também vai participar nesta vigília, às 21h15, na igreja de Nossa Senhora de Fátima, na Torre da Marinha, no Seixal.

“Agradeço a vossa solidariedade, agradeço as vossas orações. O vosso apoio é importante, a vossa oração e a solidariedade. Obrigado por isso. Obrigado pela vossa união. Que o Senhor nos abençoe a todos”, afirma D. Pierbattista Pizzaballa.

O Papa convocou uma “jornada de oração, jejum, penitência”, para esta sexta-feira, para cristãos, pessoas de outras religiões e os que “têm no coração a causa da paz no mundo”, convidados a unir-se à iniciativa “da forma que julgarem oportuno”; a Conferência Episcopal Portuguesa também vai associar-se a este dia convocado pelo pontífice.

“Penso sempre na grave situação na Palestina e em Israel. Encorajo a libertação dos reféns e a entrada das ajudas humanitárias em Gaza. Continuo a rezar por quem sofre e esperar em percursos de paz no Oriente Médio e em outras regiões feridas pela guerra”, publicou o Papa Francisco, esta quinta-feira, na rede social X (antigo Twitter), na conta ‘Pontifex_pt’.

CB/OC

Partilhar:
Scroll to Top