Cidade do Vaticano, 20 mai 2016 (Ecclesia) – O franciscano italiano Francesco Patton é o novo responsável pela Custódia da Terra Santa, que tem como missão dinamizar e zelar pelos lugares santos em Jerusalém.
De acordo com informações avançadas hoje pela Rádio Vaticano, o irmão Francesco Patton nasceu em Vigo Meano, na diocese italiana de Trento, a 23 de dezembro de 1963.
Recebeu a ordenação presbiteral em maio de 1989 e quatro anos depois formou-se em Ciências da Comunicação na Pontifícia Universidade Salesiana de Roma.
Fluente em inglês e espanhol, o religioso italiano desempenhou vários cargos dentro de sua Província de origem e da Ordem dos Franciscanos.
O Custódio da Terra Santa é nomeado pela Ordem dos Frades Menores, com a aprovação da Santa Sé, segundo os Estatutos Pontifícios que regulamentam esta entidade.
Centenas de religiosos de várias nacionalidades trabalham atualmente em Israel, na Jordânia, no Egipto, Líbano, Chipre e na Síria, zelando por mais de 70 santuários e lugares santos.
Nos últimos 12 anos, o cargo de Custódio vinha sendo assumido pelo frade Pierbattista Pizzaballa.
JCP