Iniciativa nascida em 2011 na paróquia de São Pedro da Palhaça, Diocese de Aveiro, mostra o potencial que a Igreja Católica pode retirar dos «talentos» das pessoas
Aveiro, 26 mar 2014 (Ecclesia) – O projeto de teatro “Paixão de Cristo”, que desde 2011 contribui para a dinamização comunitária e a vivência da Quaresma, na Paróquia da Palhaça em Aveiro, vai ser dado a conhecer através de um livro e de uma exposição.
Em entrevista concedida hoje à Agência ECCLESIA, Catarina Pereira, da equipa de comunicação do grupo, explica que um dos principais objetivos é mostrar o potencial que a Igreja Católica pode retirar dos “talentos” das pessoas, revisitando o “trabalho árduo, criativo, de equipa” que cerca de 150 voluntários ajudaram a concretizar, nos últimos três anos.
Constituído para ajudar a recolher fundos para a construção do Centro Social e Paroquial “Espaço Vida”, em São Pedro da Palhaça, perto de Oliveira do Bairro, o projeto de teatro permitiu arrecadar cerca de 9500 euros a favor da obra.
Através da mobilização de pessoas de todas as idades, na encenação da “Paixão de Cristo”, foi também possível colocar a temática religiosa no centro da cultura regional, com destaque para as apresentações no Teatro Aveirense, em 2012, e no Centro Cultural de Ílhavo, em 2013.
De acordo com Catarina Pereira, todo o esforço realizado acabou por unir a população local em torno de “um fim comum” e reforçar a sua “perspetiva de missão”, no fundo dois desafios sempre presentes no tempo de Quaresma, enquanto “espaço enorme de transformação”.
“Nós somos todos irmãos em Igreja mas os pontos de encontro são muito poucos, e com este trabalho formos criando uma forma de estar completamente diferente”, destaca aquela responsável.
O livro dedicado ao projeto vai ser apresentado no próximo domingo, a partir das 15h00, no adro da igreja paroquial da Palhaça, e tem como título “Por mérito deles”, uma homenagem a todos quantos colocaram as suas capacidades ao serviço desta causa, desde os “atores aos carpinteiros” que deram vida aos cenários.
Nele podem ser encontrados “testemunhos de pessoas que participaram, que assistiram e partes do texto que foram interpretadas na peça”, uma adaptação da obra “Renovação dramática do mistério de dor do Senhor Jesus Cristo”, do padre Miguel Gregório.
A obra é acompanhada ainda por um filme, um documentário, que mostra alguns dos momentos mais marcantes do projeto, desde 2011.
No mesmo dia, mas às 16h30 no antigo centro social e paroquial, vai ser inaugurada a exposição “Aqui somos felizes”.
Mais do que “uma exposição de fotografia convencional”, sobre os vários momentos da peça, a mostra pretende ser um “percurso de introspeção” à volta dos últimos momentos da vida de Cristo, que culminará com um “espaço de oração”.
“Quer o livro quer a exposição são duas propostas do projeto de vivência da Quaresma, toda a mensagem da peça não se concentra apenas na crucifixão, é uma mensagem de esperança, queremos que as pessoas vão para casa a pensar que depois daquilo, o que ficou foi o amor, há todo um amor e uma esperança que nos uniu”, sublinha Catarina Pereira.
Depois do lançamento do livro e da exposição, o grupo vai juntar-se para encenar a celebração do Lava-Pés, na Quinta-feira Santa, dia 17 de abril, na igreja de São Pedro da Palhaça, às 21h00.
JCP