Irmão Alois escolheu irmão Matthew, monge inglês e de confissão anglicana, como seu sucessor
Taizé, França, 23 jul 2023 (Ecclesia) – A comunidade ecuménica de Taizé anunciou que o seu atual prior, irmão Alois, vai transmitir este ano a sua missão ao irmão Matthew, monge inglês e de confissão anglicana.
“Ele tem toda a minha confiança para assegurar a continuidade e tomar as iniciativas adequadas para estimular a nossa Comunidade a ser, segundo a intuição do seu fundador, uma pequena parábola de comunhão”, explica o responsável.
A mudança de prior terá lugar no primeiro domingo do Advento, 3 de dezembro de 2023, indica uma nota enviada à Agência ECCLESIA.
A mudança acontece de acordo com a Regra de Taizé, segundo a qual o prior da Comunidade designa um irmão para assegurar a continuidade depois dele.
“18 anos depois de suceder ao irmão Roger, quando o mundo e a Igreja mudaram tanto nas últimas duas décadas, senti que tinha chegado a hora de transmitir a minha responsabilidade a um irmão que entrou na nossa Comunidade depois de mim”, indica o irmão Alois, que sucedeu ao fundador da comunidade ecuménica.
Na conceção familiar da nossa vida comunitária, o ministério de prior não implica qualquer limite de idade ou limite de tempo previamente fixado. Mas pensei: cabe-me a mim passar o testemunho enquanto posso ter tempo para preparar esta passagem sem ser submetido a uma situação de urgência”.
O irmão Alois (Alois Loeser) nasceu no dia 11 de junho de 1954 em Ehingen am Ries, Alemanha; de confissão católica, entrou na Comunidade de Taizé dia 1 de novembro de 1974 e é prior desde a morte do irmão Roger, a 16 de agosto de 2005.
O irmão Matthew (Andrew Thorpe) nasceu no dia 10 de maio de 1965 em Pudsey (Reino Unido) e entrou na Comunidade de Taizé dia 10 de novembro de 1986.
OC