Taizé: Comunidade ecuménica celebra 75 anos em 2015

Programa evoca irmão Roger com encontros, colóquios internacionais e fraternidades provisórias.

Taizé, França, 03 jul 2014 (Ecclesia) – A Comunidade ecuménica de Taizé, sediada em França, celebra no próximo ano o 75.º aniversário da sua fundação e o nascimento e morte do seu fundador, com encontros e colóquios internacionais e fraternidades provisórias.

“(O irmão Roger), com apenas 25 anos, lançou as fundações de uma comunidade que imaginava como uma parábola de comunhão, fermento de reconciliação na família humana”, recorda a comunidade ecuménica.

Atualmente, esta comunidade no leste da França reúne “uma centena de irmãos, católicos e de diversas confissões protestantes, oriundos de cerca de trinta países”, informam no seu sítio na internet.

Em 2015, a comunidade celebra os 75 anos da sua fundação e pretende recordar também os cem anos do nascimento do seu fundador e o décimo aniversário da sua morte, a 16 de agosto de 2005.

De 5 a 12 de julho de 2015, a Comunidade promove uma «semana de reflexão sobre a atualidade da vocação religiosa».

Este encontro internacional é destinado a pessoas até aos 40 anos que “escolheram a vida monástica ou religiosa, estejam ainda em período de formação ou comprometidos há vários anos” e vai ter a participação de responsáveis de congregações, comunidades e mosteiros, católicos, ortodoxos e protestantes.

O «Encontro por uma nova solidariedade», de 9 a 16 de agosto, é o “ponto culminante” das celebrações que vão decorrer ao longo do ano de 2015.

Depois de um percurso de três anos dedicados à “nova solidariedade”, nesta semana de agosto os jovens, entre os 16 e os 35 anos, têm como programa “reflexões bíblicas e ateliês com intervenientes de diversas Igrejas e de diferentes continentes”.

“Será dada particular atenção a pessoas em situação de precariedade em diversas regiões do mundo, graças a uma caixa de solidariedade”, desenvolvem.

A Comunidade de Taizé está a preparar um colóquio internacional sobre o pensamento do irmão Roger, de 30 de agosto a 6 de setembro de 2015.

Esta iniciativa destina-se a jovens teólogos, até aos 40 anos, a estudantes de teologia, a investigadores ou a “pessoas comprometidas há vários anos num ministério da Igreja”.

Segundo a Comunidade, o fundador não participou em debates de teologia universitária mas “manteve sempre amigos teólogos e desenvolveu um pensamento original, percetível tanto nos seus escritos como na vida da Comunidade e nos encontros de jovens”.

Já se encontram abertas as inscrições para as diversas atividades sendo necessário mencionar em qual dos encontros deseja participar e os diferentes programas detalhados serão apresentado na primavera de 2015.

Nos primeiros seis meses de 2015, a Comunidade pretende também promover “pequenas fraternidades provisórias” de jovens “no coração de um bairro ou de uma aldeia” para darem testemunho do Evangelho e “partilhar as alegrias e as tristezas dos habitantes”.

O programa de vida destas “pequenas fraternidade provisórias” é composto por três orações comunitárias diárias, trabalho pastoral e social com as comunidades cristãs, visitas a pessoas isoladas ou em situação de sofrimento, animação de orações abertas a todos e de encontros de jovens.

Os encontros internacionais, como todos os anos, realizam-se na colina de Taizé, com a programação habitual e a fraternidade adianta várias datas consoante as idades dos participantes, sejam jovens, adultos a partir dos 30 anos ou famílias.

CB/OC

Partilhar:
Scroll to Top