Galardões distinguiram pessoas e associações com projetos inovadores
Porto, 07 dez 2023 (Ecclesia) – A Confederação Portuguesa do Voluntariado (CPV) entregou, dia 05 de dezembro, os troféus relativos ao ano de 2023 a pessoas e projetos com valor reconhecido para as comunidades.
Desde 2009, a CPV promove, anualmente, a realização do “Troféu Português do Voluntariado”, tendo como propósito reconhecer voluntários associados a projetos e/ou ações de voluntariado de reconhecido valor para as comunidades ou para o país.
A cerimónia de entrega do Troféu Português do Voluntariado premiou voluntários e os seus projetos em diversas categorias.
Na categoria inovação que visa distinguir projetos ou ações de voluntariado que sejam “diferenciadores demonstrando inovação, originalidade e criatividade na resposta a desafios da atualidade”, o vencedor foi a “Equipa de voluntários da Pedalar Sem Idade Portugal”, realça uma nota enviada à Agência ECCLESIA.
A categoria Jovem teve como vencedor Rui Oliveira, presidente do Conselho Nacional da Juventude, nomeado pelo Corpo Nacional de Escutas.
O voluntário Joaquim da Silva Ferreira Alves, o fundador do projeto ACOLMAX – Associação Colónia de Maximinos venceu a categoria sénior que visa distinguir indivíduos ou equipas com idade igual ou superior a 65 anos que sejam referência no voluntariado que fazem.
Para distinguir voluntários com um percurso relevante e de destaque num curto espaço de tempo, a categoria revelação teve como galardoado Fernando Cruz, mentor da Associação Cultural Novas Ideias.
Na categoria carreira que pretende distinguir voluntários, que se mantêm ativos no voluntariado por 15 ou mais anos e durante esse tempo marcaram a diferença, o vencedor foi José Fernando Rebelo Pires Batalha, voluntário no Município de Cascais.
A categoria Excelência “é a principal do Troféu Português do Voluntariado” e com a entrega deste troféu, a Confederação Portuguesa do Voluntariado procura distinguir voluntários e os seus projetos ou ações que tenham impactado a vida de pessoas, de comunidades e do Planeta.
A Equipa de Voluntários da Associação Afectos com Letras ganhou este prémio.
A iniciativa, que serviu para assinalar o Dia Internacional do Voluntariado, realizou-se, no Centro Paroquial de Mafamude, em Vila Nova de Gaia (Diocese do Porto), numa iniciativa organizada em parceria com a CASES – Cooperativa António Sérgio para a Economia Social que contou com um programa cheio de dinâmicas e atividades.
A Confederação Portuguesa do Voluntariado tem como finalidade representar os voluntários de Portugal e as respetivas organizações, quaisquer que sejam os seus domínios de atividade e contribuir para a defesa dos respetivos direitos e interesses.
Atualmente, a Confederação Portuguesa do Voluntariado congrega 45 organizações de voluntariado e promotoras de voluntariado – associações singulares, federações e confederações – com variados objetos de atuação, de âmbito nacional.
LFS