Iniciativa, da Fundação Ajuda à Igreja que Sofre vai contar com apelo à paz pela voz das crianças de todo o mundo
Lisboa, 12 out 2023 – A jornada de oração do Terço com crianças e jovens, organizada por pela Fundação Ajuda à Igreja que Sofre (AIS), vai ter como foco o apelo à paz para o fim de todas as guerras em curso.
“Todas as guerras vão estar no centro da oração do terço com as crianças”, revelou Catarina Martins de Bettencourt, responsável pelo secretariado português da AIS, numa nota enviada hoje à Agência ECCLESIA.
A iniciativa decorre a 18 de outubro em vários países, passando pela Capelinha das Aparições, em Fátima.
De acordo com Catarina Bettencourt, “as crianças de todo o mundo vão dizer que querem paz, que querem o fim de todas as guerras, que querem viver num mundo onde não haja tanta violência nem sofrimento”.
Para “além do conflito na Ucrânia, e agora na Terra Santa, há imensos países que vivem a angústia do terrorismo, de combates entre grupos armados, de uma violência sem fim”, e, por isso, será “impossível ignorar” a voz das crianças “que vão estar unidas em oração, em todas as línguas”, destacou.
A propósito da jornada de oração ‘Um Milhão de Crianças Rezam o Terço pela Paz’, o sacerdote António Sant’Ana, diretor em Portugal da Rede Mundial de Oração do Papa (RMOP) gravou uma mensagem a convidar todos a juntarem-se à iniciativa “em comunidades paroquiais, nas famílias, com amigos”.
“[Rezar com as crianças] é algo necessário e transformador”, referiu Nuno Prazeres, diretor do Apostolado Mundial de Fátima, também num vídeo, com o objetivo de apelar à comunidade cristã para se mobilizar em torno da oração.
O cardeal D. António Marto, bispo emérito de Leiria-Fátima, vai presidir pela quarta vez a jornada de oração do Terço com as crianças, que vai acontecer às 18h30, em Portugal.
A transmissão em direto da iniciativa por todo o país vai ser assegurada pela Rádio Maria e pela televisão Canção Nova, sendo que nas redes sociais o acompanhamento pode ser realizado em www.fundacao-ais.pt.
A Fundação AIS vai ainda disponibilizar o acesso a materiais de apoio para paróquias, escolas, grupos de crianças e famílias, que contêm instruções sobre como rezar o Terço, pequenas meditações para crianças sobre os mistérios do Terço, um ato de consagração a Nossa Senhora para crianças e uma oração a São José.
A jornada de oração do Terço com crianças e jovens teve início na Venezuela, em 2005, e desde então, todos os anos, cada vez mais crianças, jovens e adultos se têm juntado à iniciativa, lembra a AIS.
LJ/OC
Solidariedade: Fundação AIS convoca as crianças de todo o mundo para rezarem o terço pela paz