Valor resulta das ofertas da «Comunidade das 11»
Coimbra, 11 jan 2021 (Ecclesia) – O Seminário Maior da Diocese de Coimbra partilhou mais de 12 mil euros em 2020, com diversas instituições e organizações apoiando uma causa específica, entre março e dezembro.
Numa nota enviada à Agência ECCLESIA, o reitor do Seminário Maior de Coimbra explica que o valor foi angariado através da comunidade que celebra a Eucaristia às 11h00, aos domingos, que “todos os meses” escolheu uma causa “com quem foi partilhando 12.363,85€ ao longo de todo o ano”.
“No último mês do ano decidimos fazer não só o ofertório, mas também um concerto solidário para dar uma ‘prenda’ de Reis a pessoas/famílias/projetos afetados diretamente pela pandemia. Juntámos 2.620,10€ com os quais apoiámos 20 família/pessoas”, salienta o padre Nuno Santos.
Entre março e dezembro de 2020, o valor angariado no último domingo de cada mês apoiou o grupo de voluntários ligados ao Estabelecimento Prisional de Coimbra; um projeto ligado à promoção de mulheres vítimas de tráfico e exploração na prostituição; um projeto ligado à cozinha económica; o CAS da Cáritas Diocesana de Coimbra, que apoia famílias em situação de carência económica pontual; a ATLAS que apoia famílias carenciadas; as pessoas afetadas pelas explosões na cidade de Beirute, no Líbano; o Fundo Solidário do Justiça e Paz, que apoia estudantes do ensino superior carenciados; a Conferência de S. Vicente Paulo; a Comunidade Juvenil de S. Francisco de Assis; e pessoas/famílias/projetos afetados diretamente pela pandemia Covid-19.
O reitor do Seminário Maior de Coimbra, padre Nuno Santos, observa que “apesar de estar em obras e ter sido afetado diretamente pela pandemia”, nas visitas turísticas, estadias, atividades, ser comunidade cristã é também estar atento aos mais carenciados, “não só rezando por eles mas fazendo-se próximos e procurar ajudar nas suas necessidades”.
CB/PR