Solidariedade: «Residência Nossa Senhora da Piedade». um sonho tornado realidade

Novo equipamento social do Centro Social Paroquial Padre Ricardo Gameiro foi inaugurado esta sexta-feira

Foto: Agência ECCLESIA/LFS

Setúbal, 06 jan 2023 (Ecclesia) – O Centro Social Paroquial Padre Ricardo Gameiro, na Cova da Piedade (Diocese de Setúbal) inaugurou, esta sexta-feira, um novo equipamento social, que “vai ao encontro das necessidades” das pessoas daquela localidade.

“A Residência Nossa Senhora da Piedade é o mais recente equipamento social do nosso Centro Social Paroquial Padre Ricardo Gameiro e é um sonho que vai ao encontro das necessidades das pessoas da freguesia e da sociedade de Almada”, disse à agência ECCLESIA o padre José Pinheiro, pároco local.

A inauguração contou com a presença do primeiro-ministro, António Costa; da ministra do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, Ana Mendes Godinho; e de entidades eclesiásticas e civis.

O pároco da Cova da Piedade referiu que neste “dia de festa” da instituição, “no ano em que celebra 50 anos de existência”, as obras são “um bem para a comunidade”.

Foto: Agência ECCLESIA/LFS

O primeiro-ministro, António Costa, sublinhou que o Centro Social Paroquial Padre Ricardo Gameiro faz “um trabalho extraordinário” que, diariamente, serve em “diversas circunstâncias e gerações cerca de cinco mil pessoas”, por isso agradeceu “o empenho” na concretização da obra e “na apresentação de novas candidaturas e concursos” para outros projetos no âmbito do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR).

O padre José Pinheiro referiu à Agência ECCLESIA que a instituição está a trabalhar para uma “nova resposta dedicada às pessoas com deficiência”

“Esta resposta social vai trazer 60 vagas para uma área altamente carenciada no país, e especial no distrito de Setúbal”, sublinhou.

A Estrutura Residencial para Pessoas Idosas (ERPI), Residência Nossa Senhora da Piedade, foi cofinanciada pelos fundos da União Europeia através do Plano de Recuperação e Resiliência português.

Foto: Agência ECCLESIA/LFS

A residência tem “a particularidade de ser no centro da cidade onde os filhos e os netos estão e facilmente os familiares podem visitar os idosos”, frisou o padre José Pinheiro.

Localizada na Romeira (Cova da Piedade) uma área integrada na futura “cidade da água”, trata-se de uma obra que, para além do seu caráter social contribui para a requalificação urbanística da zona.

A Residência Nossa Senhora da Piedade tem capacidade para 80 pessoas, “com quartos individuais e duplos que podem ser adaptados”.

Uma resposta social sintonizada com “o tempo presente” porque as “pessoas querem um envelhecimento ativo”.

A primeira pedra foi lançada a 16 de setembro de 2018 e a obra iniciou-se em maio de 2021 (em plena pandemia), resultando num edifício moderno e em sintonia com os mais recentes requisitos de ergonomia, segurança e eficiência energética, integrando vários elementos decorativos e arquitetónicos da zona, como os azulejos originais da fachada sul ou a réplica do coreto do jardim da Cova da Piedade.

LFS

Partilhar:
Scroll to Top