Solidariedade: Pedidos de ajuda da Cáritas diocesana Leiria-Fátima aumentaram 41 por cento

Apoios chegam a mais de mil pessoas mensalmente

Lisboa, 19 mar 2014 (Ecclesia) – O presidente da Cáritas de Leiria-Fátima, Júlio Martins, revelou que na diocese houve “um aumento de 41 por cento dos pedidos de ajuda”, em 2013.

“Na Diocese de Leiria-Fátima houve em 2013, comparado com o ano de 2012, um aumento de 41 por cento dos pedidos de ajuda, um número de facto bastante grande, sendo que apoiamos mais de mil pessoas que repetem os pedidos, ou seja, dirigem-se frequentemente até nós para pedir auxílio”, disse à Agência ECCLESIA.

A campanha internacional da Cáritas intitulada “Uma só família humana, alimento para todos” inspira a semana da Cáritas em Portugal porque “o que se pretende é que a sociedade funcione como uma verdadeira família em que não há pessoas na família mais abastadas a verem outros a sofrer com a fome”, sendo que o tema foi adaptado em Portugal para o título “Unidos por amor, juntos contra a fome”, explica Júlio Martins.

“Ao longo desta semana além de divulgar as nossas diversas atividades, as respostas que vão de encontro às necessidades das pessoas queremos também apelar à solidariedade dos portugueses porque somos sem dúvida um povo solidário” por isso durante esta semana as Cáritas de todo o país “vão tentar potenciar esta solidariedade, pedindo às pessoas doações para os mais necessitados”.

De quinta até domingo decorre o peditório nacional “feito por pessoas credenciadas, por isso é importante que se confirme que as pessoas que estão a pedir têm de facto a lata da Cáritas e estão devidamente identificadas”, alerta.

 As verbas recolhidas no peditório nacional são depois “recolhidas por cada Cáritas Diocesana que depois as distribui consoante as necessidades sentidas na sua diocese”, sendo que na de Leiria-Fátima por exemplo “dirige-se ao Fundo de Carência Social, servindo para dar resposta aos pedidos que todos os dias aparecem para pagar receitas de farmácia, rendas de casa e faturas da luz ou água”, conta Júlio Martins em declarações à Agência ECCLESIA.

“É de salutar a ajuda da sociedade civil, que mostram muita sensibilidade para com os mais pobres o que é muito gratificante para a Cáritas”, concluiu o presidente da Cáritas diocesana de Leiria-Fátima.

PR/MD

Partilhar:
plugins premium WordPress
Scroll to Top