Solidariedade: Papa visitou dormitório para sem-abrigo em Roma

Francisco cumprimentou os homens acolhidos na nova estrutura

Cidade do Vaticano, 16 out 2015 (Ecclesia) – O Papa visitou esta quinta-feira os sem-abrigo que são acolhidos no novo dormitório inaugurado pela Esmolaria Apostólica (Santa Sé), em Roma, anunciou hoje o Vaticano.

Francisco partiu após o final dos trabalhos do Sínodo, por volta das 19h00, rumo ao dormitório da ‘Via dei Penitenzieri’, perto das colunatas de Bernini, um espaço colocado à disposição pela Cúria Geral da Companhia de Jesus.

O Papa foi acolhido pelo esmoler pontifício, D. Konrad Krajewski, pelo prepósito-Geral dos jesuítas, padre Adolfo Nicolás, e por três religiosas que desempenham o seu serviço junto dos voluntários.

“Os 30 hóspedes do dormitório acolheram com alegria o Papa, que os saudou afetuosamente um por um”, refere a nota da sala de imprensa da Santa Sé.

Francisco quis conhecer pessoalmente a estrutura do novo dormitório, e a sua visita durou cerca de meia hora.

O dormitório, que recebeu o nome de ‘Dom de Misericórdia’, foi aberto a 7 de outubro, na memória litúrgica de Nossa Senhora do Rosário.

O espaço acolhe até 34 pessoas sem-abrigo (homens) a quem é oferecido o jantar, no refeitório da casa ‘Dom de Maria’ e o pequeno-almoço, antes de saírem.

O dormitório ‘Dom de Misericórdia’ tem um regulamento específico que “facilita a boa gestão do acolhimento” dos seus usuários e, neste contexto, o acolhimento e registo da pessoa sem-abrigo começa na casa ‘Dom de Maria’, no Vaticano.

Depois, podem permanecer na antiga casa dos Jesuítas por um período “máximo de trinta dias” com um horário que regula a hora de entrada no dormitório, entre as 18h00 e as 19h00; o despertar é às 06h15 e o dormitório encerra às 08h00 para “reorganização e limpeza geral”.

O edifício oferecido pela Casa Geral da Companhia de Jesus (Roma) era utilizado por uma agência de viagens, até há poucos meses, e desta forma, a ordem religiosa quis responder aos apelos do Papa de disponibilizar edifícios a pessoas necessitadas e em dificuldade.

Os três duches que foram instalados na colunata da Praça de São Pedro também podem ser usados.

O novo espaço, como outros do género, ficou sob a responsabilidade das Missionárias da Caridade, a congregação fundada por Madre Teresa de Calcutá.

OC

Partilhar:
Scroll to Top
Agência ECCLESIA

GRÁTIS
BAIXAR