Solidariedade: Papa envia cardeal às Filipinas para apoiar reconstrução

Presidente do Conselho Pontifício «Cor Unum» vai visitar regiões afetadas pelo tufão Haiyan

Cidade do Vaticano, 27 jan 2014 (Ecclesia) – O presidente do Conselho Pontifício ‘Cor Unum’ (Santa Sé) encontra-se nas Filipinas até sexta-feira, a pedido do Papa, para visitar as regiões afetadas pelo tufão Haiyan.

O cardeal Robert Sarah tem como missão “levar um sinal de conforto e solidariedade à população, que agora enfrenta o momento da reconstrução, além de promover a rede de ajudas de quem já está a atuar no terreno”, adianta o portal de notícias do Vaticano.

A viagem, iniciada este domingo, prevê encontros com os bispos filipinos e uma audiência com o presidente do país, Benigno Aquino, incluindo uma visita à localidade de Tacloban, a mais devastada pelo tufão.

Durante a visita, o cardeal vai anunciar, em nome do Papa Francisco, a realização de um projeto para a construção de um novo complexo que abrigará um orfanato, uma casa de repouso para idosos, um pequeno convento, uma capela e um dispensário.

Segundo um recente relatório divulgado pela Cáritas Filipinas, mais de 5500 pessoas morreram e 26 mil ficaram feridas com a passagem do tufão, somando-se cerca de 3,8 milhões de desalojados.

O ‘Cor Unum’ (um só coração, em português) é o departamento da Santa Sé que coordena a ação do Papa para a “promoção da caridade” em situações de emergências humanas, conflitos ou catástrofes naturais.

No dia 8 de novembro de 2013, o furacão Haiyan deixou devastou a região central do arquipélago das Filipinas, destruindo mais de um milhão de casas.

O tufão, considerado como um dos mais fortes em terra e o segundo desastre natural mais mortífero da história recente das Filipinas, causou prejuízos na ordem dos 12,9 mil milhões de dólares (9,4 mil milhões de euros).

No final de 2013, as Nações Unidas lançaram um apelo à ajuda de cerca de 575 milhões de euros, destinada a responder às necessidades dos sobreviventes nos próximos 12 meses.

Uma campanha de recolha de donativos da Cáritas Portuguesa decorre até 20 de fevereiro, através da conta com ‘Cáritas Ajuda Filipinas’, que tem o número 324 10.001215.6 e o NIB: 0036 0324 99100012156 23.

OC

Partilhar:
plugins premium WordPress
Scroll to Top