Lisboa, 27 Mai 2020 (ECCLESIA) – A OIKOS – Cooperação e Desenvolvimento, e a sua parceira em El Salvador, vão distribuir bens essenciais e de higiene a 670 famílias carenciadas daquele país.
Como resposta à pandemia provocada pelo COVID-19, a OIKOS e parceiro local ADES vão distribuir “cestas de bens alimentares e kits de higiene e de primeira necessidade a 670 famílias com o apoio de 09 organizações juvenis em El Salvador”, refere um comunicado enviado à Agência ECCLESIA.
A entrega será feita a famílias carenciadas que “viram os seus rendimentos anulados ou reduzidos e que não beneficiam de qualquer proteção social através de apoio estatal”, lê-se na nota.
Aos 11 municípios abrangidos vai ser também entregue “material informativo sobre saúde emocional, medidas de prevenção e identificação dos sintomas do COVID-19.
Num país com “um dos índices de violência mais elevados na América Latina”, que tem os jovens como as principais vítimas, esta “ação reforça as capacidades de liderança das Organizações Juvenis e contribui para o seu reconhecimento na comunidade como atores-chave nos processos de desenvolvimento”.
A OIKOS – Cooperação e Desenvolvimento é uma Organização Não Governamental para o Desenvolvimento (ONGD), com mais de 30 anos de trabalho, tendo sido constituída em 1988, em Portugal.
Em 1992, o Estado Português reconheceu-lhe o estatuto de Pessoa Coletiva de Utilidade Pública e, em 2000, foi-lhe atribuído o Estatuto Consultivo junto do Conselho Económico e Social das Nações Unidas (ECOSOC).
A OIKOS tem como missão erradicar a pobreza extrema e garantir que todas as pessoas usufruam do direito a uma vida digna, trabalhando nas áreas de ação humanitária, vida sustentável e cidadania global.
LFS