Lisboa, 19 dez 2016 (Ecclesia) – A Comunidade Vida e Paz (CVP) encerrou este domingo a sua “Festa de Natal” com os sem-abrigo de Lisboa, na presença do cardeal-patriarca, que presidiu à Missa, e do presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa.
Ao longo de três dias, a cantina da Universidade de Lisboa recebeu centenas de pessoas em situação de exclusão social e económica, onde, além das refeições, ofereceu apoio com a ajuda de diversos organismos públicos, como o Instituto do Emprego e Formação Profissional ou a Segurança Social, que possibilitaram o atendimento a uma população que habitualmente tem dificuldade em aproximar-se destes serviços.
Marcelo Rebelo de Sousa disse aos jornalistas que o número de sem-abrigo continua “muito elevado” em Portugal.
“Gostava que o número dos sem-abrigo diminuísse substancialmente. Eles aumentaram no período de crise”, referiu, no segundo dia em que visitou o espaço preparado pela CPV, depois de uma primeira visita no sábado.
O chefe de Estado lembrou que, à medida que se vai superando a crise, “há mais gente com emprego e com outras hipóteses de vida”.
Mais de 80 voluntários ajudaram a preparar as instalações cedidas pela Universidade de Lisboa.
A festa da CVP, organismo tutelado pelo Patriarcado de Lisboa, dedicou também uma atenção especial às condições de saúde de quem vive na rua ou em situação precária, com voluntários a assegurar rastreios e despistagem de doenças.
OC