Solidariedade: Diocese do Funchal enviou 17 mil euros para a paróquia católica de Gaza

D. Nuno Brás destinou esta Renúncia do Advento à reconstrução «não apenas dos edifícios destruídos pela guerra, mas sobretudo da vida das pessoas»

Funchal, 01 abr 2026 (Ecclesia) – A Diocese do Funchal enviou um apoio solidário de 17 mil euros para a Paróquia católica da Sagrada Família, em Gaza, na Palestina, fruto da “generosidade das paróquias e dos fiéis” na Renúncia do Advento, tempo antes do Natal.

“Dos ofertórios das paróquias destinados à Renúncia do Advento, a Diocese enviou à Paróquia da Sagrada Família, em Gaza, o montante de 17 mil euros como ajuda à comunidade”, explica a Diocese do Funchal, numa publicação nas suas páginas, nas redes sociais.

O bispo do Funchal anunciou que a renúncia diocesana do Advento, entregue no Domingo de Reis, era destinada aos cristãos de Gaza, para ajudar na reconstrução da região, na sua mensagem para o tempo litúrgico de preparação para o Natal.

“Não apenas dos edifícios destruídos pela guerra, mas sobretudo da vida das pessoas, feridas na alma e na esperança”, explicou D. Nuno Brás, na mensagem ‘Peregrinos do presépio’.

A Diocese do Funchal enviou “17 mil euros” para ajudar a comunidade em Gaza fruto dessa Renúncia do Advento 2025, e “a todos” partilhou um “sincero agradecimento pela generosidade”.

O complexo da Paróquia da Sagrada Família em Gaza acolheu centenas de pessoas desde o início da guerra entre o Governo de Israel e o grupo Hamas, a 7 de outubro de 2023.

Na única paróquia católica do enclave palestiniano, que pertence ao Patriarcado Latino de Jerusalém, foi também atingida durante esta guerra, e morreram pessoas; o governo israelita e o Hamas assinaram um cessar-fogo, com várias fases, a 9 de outubro de 2025, sobre a guerra desencadeada por um ataque deste grupo a Israel, que controla a Faixa de Gaza.

A Diocese do Funchal recorda ainda que a Renúncia da Quaresma 2026, recolhida neste Domingo de Ramos, celebrado no dia 29 de março, vai ter como destino a Cáritas Nacional, “com o objetivo de apoiar as famílias mais necessitadas, vítimas das tempestades em Leiria, e noutras localidades do continente”.

CB/OC

 

Partilhar:
Scroll to Top