Solidariedade das Escolas Católicas de Coimbra

A campanha de solidariedade dinamizada pelas Escolas Católicas da Diocese de Coimbra angariou um valor de dez mil euros que foram atribuídos às instituições humanitárias “Integrar” e “Promundo”.

“Alegro-me que nas nossas escolas católicas se aprofundem valores fundamentais que muitas vezes os livros não ensinam.” Afirmação de D. Albino Cleto, Bispo de Coimbra, na sessão solene, realizada no dia 20, na Fnac de Coimbra, que marcou o termo de uma campanha de solidariedade dinamizada pelas seis escolas católicas de Coimbra a favor da Associação Integrar e da escola de Eticoba, na Guiné.

E explicou: “Com o coração e as nossas mãos aprendemos a ver o mundo” porque, exortou, “apesar de sermos um país pobre da União Europeia, as nossas crianças têm que aprender a ver o mundo”. Dirigindo-se aos representantes das diversas escolas católicas da Diocese, o prelado afirmou que “não pretendemos angariar alunos para as nossas escolas com estas campanhas, mas sim, ensinar a vida!”

“A importância destas campanhas, que vai pelo seu 5º ano consecutivo, na forma de responsabilizar toda uma comunidade educativa para a solidariedade”, foi sublinhada por Jorge Cotovio, responsável pelo Núcleo de Escolas Católicas (NEC) que afirmou ter sido “importante” a forma como as associações de pais se mobilizaram para recolherem produtos que já seguiram para a Guiné. Elogiou ainda o seu empenhamento na dinamização de diversas actividades, no decurso do ano lectivo anterior, que permitiram angariar o montante entregue ontem simbolicamente.

João Paulo Barbosa de Melo, vice-presidente da Câmara Municipal de Coimbra pediu que “aproveitássemos a crise económica para sermos mais generosos e mais solidários”, reconhecendo que “são gestos como estes que trazem esperança”.

O responsável pela Associação Integrar agradeceu esta campanha afirmando que “é louvável existirem alunos sensíveis para a questão da cidadania”. “Mais que uma recolha de donativos, os jovens quiseram saber o trabalho da Integrar. Há muita gente, até da minha idade, que nem sequer sabem o que as instituições sociais desta cidade fazem”, frisou.

O gesto de gratidão foi depois repetido à Caixa de Crédito Agrícola, que na sessão também entregou um cheque no valor de mil euros, e à Clasus pela instalação de um quadro interactivo.

Nesta sessão, o NEC fez o balanço da campanha e entregou simbolicamente o montante apurado: dez mil euros, divididos em partes iguais para cada associação. A parte que entregou à Integrar é destinada à aquisição de uma nova carrinha Traquina – uma unidade lúdica móvel, enquanto a parte correspondente à Promundo já foi aplicada na requalificação de uma escola para 118 alunos, em Eticoba, arquipélago de Bijagós, na Guiné-Bissau.

Na ocasião, Fernando Castro, responsável por esta associação humanitária, fez questão de apresentar uma reportagem para mostrar o projecto onde esse dinheiro foi aplicado.

O NEC aproveitou a oportunidade para divulgar a próxima campanha de solidariedade da SOLNEC que reverterá para a ADAV – Associação de Defesa e Apoio da Vida, instituição sedeada em Coimbra que tem por finalidade o “apoio à família, a defesa e promoção da vida humana e da dignidade da mulher”, e que acompanha permanentemente centenas de mães, normalmente muito jovens, assim como os seus filhos.

De registar que o projecto SOLNEC apoiará novamente a associação Promundo, desta vez, através da campanha nacional que está a promover tendo em vista a construção da escola profissional S. João Bosco, na cidade de Leogane, no Haiti.

Partilhar:
plugins premium WordPress
Scroll to Top