Iniciativa com os sem-abrigo decorre em Lisboa e Amadora
Lisboa, 20 dez 2020 (Ecclesia) – A Comunidade Vida e Paz, do Patriarcado de Lisboa, encerra hoje a ação de Natal junto das pessoas em situação de sem-abrigo, iniciada esta sexta-feira, com oferta de bens alimentares e outros serviços.
A iniciativa decorre este ano em espaços ao ar livre, em Lisboa e na Amadora, em vez da habitual Festa de Natal na Cidade Universitária, devido à pandemia de Covid-19.
A instituição está a distribuir um kit com produtos de higiene, bens alimentares e roupas.
Este sábado, informa a Vida e Paz, a organização prestou “95 atendimentos sem serviços, 41 atendimentos de barbeiro, 18 atendimentos de saúde, 23 atendimentos de Segurança Social e IEFP”.
A diretora-geral da Comunidade Vida e Paz, Renata Alves, disse à Agência ECCLESIA que a instituição católica sentiu a necessidade “de reforçar as ceias aos sem-abrigo”, por causa da pandemia, que obriga também à alteração nos moldes da festa de Natal.
As pessoas em situação de sem-abrigo terão acesso a serviços de saúde, cidadania e a uma refeição (take-away), com o apoio de parceiros institucionais, benfeitores e um pequeno grupo de voluntários.
“Este ano, iremos celebrar o Natal junto das pessoas que apoiamos diariamente, quer através das equipas de rua, quer nos Centros Terapêuticos e de Inserção, através da disponibilização de alguns serviços e de alguns miminhos, como forma de minimizar o impacto da não realização da Festa”, indica Renata Alves.
OC
Covid-19: Comunidade Vida e Paz vai levar «festa de Natal» às ruas, junto dos sem-abrigo (c/vídeo)