Solidariedade: Cáritas Portuguesa participa no Fundo de Resposta ao Covid-19

Lisboa, 29 Abr 2020 (ECCLESIA) – A Cáritas Portuguesa participa no Fundo de Resposta ao COVID-19 promovido pela Caritas Internationalis e pelo Dicastério para a Promoção Integral do Desenvolvimento Humano.

Para fazer face aos desafios, o Dicastério para a Promoção Integral do Desenvolvimento Humano (Santa Sé) e a Caritas Internationalis estão a criar um fundo – COVID-19 RESPONSE FUND (CFR) que promove respostas “oportunas e eficazes às organizações católicas”, principalmente às Cáritas nacionais, “de mitigação do risco da pandemia em contextos difíceis e dirigidas aos segmentos mais vulneráveis da população”, realça uma nota enviada à Agência ECCLESIA.

Este fundo pretende “ser um sinal visível de solidariedade da Igreja universal”, e vai apoiar projetos “apresentados por organizações católicas, incluindo a Caritas, para ajudar a conter a propagação da pandemia por meio de diferentes atividades preventivas, com atenção especial aos países onde a propagação da pandemia poderá ter consequências ainda mais devastadoras do que na Europa”, lê-se no comunicado.

Esta ação de solidariedade, que funciona durante um período de seis meses, prorrogável, vai “mobilizar contribuições dos membros da rede internacional da Cáritas e de vários outros doadores até um montante de 2 milhões de euros”.

A Caritas Internationalis já contribuiu com 400 mil euros das suas reservas e entre as várias entidades que já fizeram as suas contribuições “está a Cáritas Portuguesa que disponibilizou 20 mil euros do seu Fundo de Emergências Internacionais”.

LFS

Partilhar:
Scroll to Top