«Agradeço a todos os que colaboraram e contribuíram para uma semana diferente, mas centrada no que é essencial» – Rita Valadas
Lisboa, 09 mar 2021 (Ecclesia) – A Cáritas Portuguesa informa que angariou “mais de 100 mil euros” no Peditório Nacional Público, realizado através dos meios digitais, montante que vai ser distribuído pelas 20 Cáritas Diocesanas.
Num comunicado enviado hoje à Agência ECCLESIA, a Cáritas Portuguesa explica que os “mais de 100 mil euros”, angariados no Peditório Nacional Público, vão contribuir para “reforçar” a capacidade de atuação de cada uma das 20 Cáritas Diocesanas junto da “população mais vulnerável”.
“Em 2020, a rede Cáritas atribuiu apoios financeiros diretos à população de cerca 1.5 milhões de euros, aos quais ainda se somam apoios em produtos alimentares e bens essenciais, bem como outras respostas sociais de emergência”, indica a instituição da Igreja Católica em Portugal.
O peditório público foi realizado no contexto da Semana Nacional Cáritas, que decorreu entre 28 de fevereiro e 7 de março, com o tema ‘O amor que transforma” e celebrou também os 65 anos da Cáritas Portuguesa.
“Esta foi uma semana inspiradora que nos robustece no caminho. Agradeço a todos os que colaboraram e contribuíram para uma semana diferente, mas centrada no que é essencial”, assinala a presidente da Cáritas Portuguesa.
Rita Valadas explicou que terminou a semana nacional 2021 “de coração cheio, animada e confiante” de que a rede Cáritas “conseguirá chegar mais perto”: “Somos muito mais do que a nossa soma e de que não podemos vacilar.”
A Cáritas Portuguesa adianta que os “mais de 100 mil euros” angariados no Peditório Nacional Público são um “contributo importante” a juntar a outras iniciativas que vão realizar ao longo do ano, “como o envolvimento previsto do meio empresarial”.
Por causa da pandemia Covid-19, este ano e em 2020, a rede nacional Cáritas não realizou o peditório público que “é a principal ou uma das principais fontes de angariação” e que mobiliza “mais de 4 mil voluntários” pelas ruas em todo o país.
CB/OC
Solidariedade: «O meu desafio é que hoje sejamos todos Cáritas» – Rita Valadas