Solidariedade: Campanha mundial da Família Vicentina deu abrigo a 10 mil pessoas

Organização internacional destaca no mundo lusófono um projeto em Moçambique e três no Brasil

Roma, 17 nov 2023 (Ecclesia) – A Família Vicentina conseguiu dar abrigo a 10 mil pessoas no mundo através da Campanha ‘13 Casas’, que é dinamizada pela ‘FamVin Homeless Alliance’ (FHA) dedica às pessoas em situação de sem abrigo.

“Transformar a vida de 10 mil pessoas em todo o mundo ao longo de cinco anos foi um dos principais objetivos da Campanha ‘13 Casas’, e conseguimos atingir esse objetivo. Graças ao trabalho da Família Vicentina em 64 países, foram encontradas soluções novas e inovadoras que permitiram que mais pessoas escapassem à falta de casa”, explicou a coordenadora da ‘Campanha 13 Casas’, num comunicado enviado hoje à Agência ECCLESIA.

Desde 2018, quando a campanha foi lançada, ‘13 Casas’ cresceu de uma casa construída em Little Rock, nos Estados Unidos da América (EUA), para 102 projetos em “64 países”, respondendo às necessidades da comunidade local, “desde a reabilitação de casas no Líbano até a autoconstrução de comunidades em Madagascar”.

Natalie Monteza, coordenadora da campanha, assinalou que devem continuar este trabalho que “transforma vidas”, se conseguirem implementar os projetos ‘13 Casas’ “em todos os países com presença vicentina”.

A ‘FamVin Homeless Alliance’ destacou que no mundo lusófono existem quatro projetos que participaram nesta campanha, um em Moçambique (África) e três no Brasil (América do Sul), em informação à Agência ECCLESIA.

“Este momento é uma oportunidade para a Família Vicentina refletir sobre como podemos continuar a inspirar-nos em São Vicente de Paulo e trabalhar de forma colaborativa para responder ao problema global crescente da falta de casas”, desenvolveu o coordenador da Aliança Famvin, Mark McGreevy, que é o presidente do Depaul International, grupo líder de instituições de caridade, fundado em 1989, que administra a FHA.

Segundo a ‘FamVin Homeless Alliance’, o trabalho em parceria com outras organizações “permitiu a implementação de soluções inovadoras”, o desenvolvimento de moradias continua a ser o foco central mas os projetos incluem “apoio adicional para ajudar as pessoas a saírem da pobreza, incluindo educação”.

No âmbito do 7.º Dia Mundial dos Pobres, que a Igreja Católica celebra este domingo, com o lema ‘Não desvieis o olhar dos pobres’ (Tb 4,7), a FHA está a convocar mais países para participarem na Campanha ‘13 Casas’, com o objetivo de ver projetos nos 156 países onde a Família Vicentina está presente.

“Nesta casa que é o mundo, todos têm direito de ser iluminados pela caridade, ninguém pode ser privado dela”, escreveu o Papa Francisco, na mensagem para o Dia Mundial dos Pobres 2023.

A campanha mundial ‘13 Casas’ é inspirada no “trabalho colaborativo da Família Vicentina no século XVII”, que oferecia abrigo para as pessoas em situação de sem-abrigo, refugiados que “fugiam da guerra”.

“400 anos depois, esses problemas prevalecem numa escala global, e a Campanha 13 Casas reúne a Família Vicentina para encontrar soluções”, salientou a ‘FamVin Homeless Alliance’, que trabalha para “garantir” que todos têm um lugar ao qual chamam “lar” e participam “na sua comunidade”.

No dia 9 de novembro de 2022, na Praça de São Pedro, o Papa Francisco benzeu a escultura ‘Abrigo’ (Sheltering), que mostra a figura de uma pessoa sem-abrigo, em tamanho real, a ser coberta por uma manta que é puxada por uma pomba em voo; esta obra do artista canadense Timothy P. Schmalz foi oferecida à Família Vicentina.

“Esta estátua faz uma declaração crucial sobre a falta de habitação: Obriga-nos a estar conscientes das pessoas sem-abrigo que nos rodeiam, ninguém deve ficar sem um lar”, disse Mark McGreevy.

A Família Vicentina associa diferentes congregações religiosas, associações laicas e caritativas inspiradas na vida e obra de São Vicente de Paulo, e, em janeiro de 2024, a Aliança Famvin com as pessoas sem-abrigo vai reuni-los para uma conferência sobre favelas/bairros de lata, nas Filipinas.

CB/OC

Partilhar:
Scroll to Top