Solidariedade: Campanha de Natal da Caritas Internacional centra-se nas vítimas da pandemia

Organização quer «dar comida, abrigo e segurança» a populações dos países mais pobres

Foto: Caritas.org

Lisboa, 15 dez 2020 (Ecclesia) – A ‘Caritas Internationalis’, confederação de organizações católicas de solidariedade, decidiu dedicar a sua campanha de Natal de 2020 às vítimas da pandemia, oferecendo “comida, abrigo e segurança” a populações dos países mais pobres.

“A campanha de Natal da Caritas Internationalis está focada na Covid-19. A confederação convida seus benfeitores a oferecer um Natal seguro a todas as pessoas do mundo que sofrem por causa da pandemia e das suas dramáticas consequências, em termos de aumento da pobreza e da insegurança alimentar”, refere uma nota da instituição enviada hoje à Agência ECCLESIA.

Um Fundo de Resposta para Covid-19, promovido pela ‘Caritas Internationalis’ e pelo Dicastério para o Serviço do Desenvolvimento Humano Integral (Santa Sé) permitiu que 38 organizações da Caritas apoiem programas para ajudar mais de 13,7 milhões de pessoas em países como a Bielorrússia, Etiópia, Jordânia, Ruanda, Iraque, Grécia, Nigéria, Paquistão, Líbano, Ucrânia ou República Democrática do Congo.

A Caritas Jerusalém, por exemplo, prestou assistência médica em Gaza, onde cerca de 80% da população depende de ajuda humanitária e cerca de 90% das famílias não têm acesso a água potável.

A campanha de Natal quer financiar mais nove projetos, na Arménia, Burundi, Camboja, Eritreia, Geórgia, Haiti, Libéria, Moçambique e Serra Leoa.

Os projetos incluem a distribuição de cestas básicas e kits de higiene e equipamentos de proteção individual, além de programas de sensibilização sobre higiene e prevenção da infeção pelo novo coronavírus.

“Os programas também incluem a distribuição de cobertores, colchões, combustível para aquecimento, roupas de inverno e tendas para os refugiados que ficam nos acampamentos, para que possam enfrentar as baixas temperaturas dos meses de inverno”, acrescenta o comunicado da instituição católica.

Foto: Caritas.org

A Cáritas permite também que crianças das comunidades rurais possam continuar os seus estudos, por meio de programas de ensino à distância.

“Queremos dar às pessoas mais vulneráveis um Natal onde reinem a justiça, a saúde e o amor”, afirma o secretário-geral da ‘Caritas Internationalis’, Aloysius John.

A Cáritas apoiou até ao momento mais de 13,7 milhões de pessoas, atendendo às necessidades mais básicas e evitando a propagação da Covid-19.

OC

Partilhar:
Scroll to Top