Sociedade: Secularização teve impacto mais forte na Espanha, face a Portugal – José Pereira Coutinho (c/vídeo)

Investigador lançou «análise sociológica» do fenómeno religioso

Lisboa, 23 mar 2022 (Ecclesia) – O investigador José Pereira Coutinho lançou o livro ‘Religião em Portugal – Análise Sociológica’, destacando diferenças nos indicadores religiosos face ao país mais próximo.

“Portugal está claramente à frente da Espanha e nós temos muitas parecenças com Espanha, não só geográficas porque pertencemos à Península Ibérica, mas também históricas devido às similitudes”, disse à Agência ECCLESIA o membro do Centro de Investigação em Teologia e Estudos de Religião da Universidade Católica Portuguesa

No estudo efetuado, com seis capítulos inter-relacionados, José Pereira Coutinho sublinha que “nas últimas décadas Espanha sofreu uma secularização muito mais forte do que em Portugal”.

Ao nível do impacto dos valores religiosos na sociedade portuguesa, o autor do estudo refere a importância do Santuário de Fátima e também a presença dos jovens no seio da Igreja Católica.

“Nós continuamos a ter uma forte presença dos jovens, apesar de todas as tendências dizerem que há uma certa autonomização, sem dúvida alguma, e dou um exemplo da ‘Missão País’, movimento dos universitários, que está a ter uma missão gradualmente maior e isto mostra em Portugal a religião não está de todo no final”, referiu, numa entrevista à ECCLESIA emitida esta terça-feira na RTP2.

O livro propõe uma viagem à sociologia da religião em Portugal, identificando instituições, protagonistas e tradições de investigação.

“Temos um afastamento generalizado, um dado claro, e é notório que temos pessoas claramente não religiosas e os jovens estão mais individualizados para o afastamento”, disse o investigador do CITER.

José Pereira Coutinho destaca que a religião católica “é maioritária” em Portugal e “está sempre em reformulação”, procurando “a criação de novas moradas”.

HM/LFS/OC

Partilhar:
Scroll to Top