Lisboa, 29 mai 2021 (Ecclesia) – O Movimento dos Focolares assinala este sábado os 30 anos do projeto ‘Economia de Comunhão’ (EdC), através de um evento online de Itália, a partir das 12h00.

Em Portugal, a data vai ser comemorada com um diálogo entre vários convidados “Amigos e Companheiros de Viagem por uma Nova Economia”, numa transmissão a partir da Cidadela Arco-Íris, situada em Alenquer, entre as 16h30 e as 17h30, que pode ser acompanhado nas redes sociais do movimento.

O projeto EdC nasceu em 1991 quando Chiara Lubich, fundadora do Movimento dos Focolares, ficou impressionada ao sobrevoar a cidade brasileira de São Paulo “com o contraste entre os arranha-céus e a miríade de favelas que os rodeavam”, refere um comunicado enviado à Agência ECCLESIA.

“Como resposta a esta contrastante desigualdade social nasceu a Economia de Comunhão, que cumpre 30 anos no próximo dia 29 de maio de 2021. A este projeto aderiram, até ao momento, mais de 1000 empresas e 15 incubadoras empresariais em várias partes do mundo”, acrescenta.

A página da internet do Movimento dos Focolares refere que “a EdC nasce de uma espiritualidade de comunhão, expressão do carisma da unidade na vida civil;  conjuga eficiência e fraternidade; acredita na força do dar e da espiritualidade para transformar o comportamento económico; não considera os pobres como um problema, mas como um valioso recurso para o Bem Comum”.

Para Luigino Bruni, coordenador da EdC, este projeto “é um bem comum global, um dom para todos”.

“A EdC nasce de uma espiritualidade de comunhão, expressão do carisma da unidade na vida civil;

O evento que assinala os 30 anos da EdC, transmitido a partir de Itália, pode ser acompanhado no canal Youtube dos Focolares.

PR

 

 

 

Partilhar:
Share