Sociedade: Deputado José Ribeiro e Castro critica «silêncio» face à violência e discriminação religiosa

Lisboa, 17 out 2012 (Ecclesia) – O deputado José Ribeiro e Castro diz que o Relatório sobre Liberdade Religiosa 2012, apresentado terça-feira pela Fundação Ajuda a Igreja que Sofre, é um “documento imprescindível” para mobilizar a sociedade contra a violência e discriminação religiosa.

Em declarações publicadas hoje na página da AIS na internet, o membro parlamentar do CDS-PP salienta que “todos os anos, milhares de pessoas são perseguidas, torturadas, mortas, apenas porque têm uma fé diferente”, no entanto essa informação é muitas vezes ignorada pela “opinião pública”.

“É fundamental que os condenados pela violência religiosa não sejam também objeto da violência do silêncio”, aponta o advogado, que participou no lançamento do relatório, na livraria Férin, em Lisboa, ao lado da diretora da Fundação AIS em Portugal, Catarina Martins, e do arcebispo indiano D. John Barwa, da província de Orissa.

De acordo com o documento, desenvolvido por especialistas da AIS, a comunidade cristã é quem “mais sofre” no mundo, às mãos daqueles que não respeitam a liberdade religiosa.

No que toca às regiões mais problemáticas, a organização destaca os “países onde a Constituição remete para a existência de uma religião oficial que não dá espaço às outras crenças, como é o caso da Arábia Saudita, ou em Estados em que é possível expulsar legalmente pessoas de diferentes credos, como acontece, por exemplo, no Tajiquistão”.

AIS/JCP

Partilhar:
plugins premium WordPress
Scroll to Top