Síria: Famílias cristãs resistem e celebram o Natal

Lisboa, 21 Dez 2020 (Ecclesia) – 240 famílias cristãs resistem e celebram o Natal na região de Idleb, Síria, que está “sob controlo” jihadista, apesar das proibições, realça uma nota da Fundação Ajuda à Igreja que Sofre (AIS).

Os frades franciscanos Hanna Jallouf e Luai Bshrarat descrevem como a comunidade cristã local está a viver este tempo de Natal e falam em “sofrimento”, “homicídios”, “raptos”, “roubo” e “nostalgia”.

Apesar destes momentos de dor, também existe “alguma esperança que nasce da fé”, lê-se no comunicado enviado à Agência ECCLESIA pela AIS.

Ao contrário de praticamente todo o resto do país, esta “província está sob o total controlo da Hayet Tahrir Al-Sham, mais conhecida pelo nome Jabhet Al-Nussra, ou seja, os jihadistas islâmicos”.

A maioria da população é idosa, com mais de 65 anos, embora existam famílias jovens com filhos e a educação deles é uma das principais preocupações dos dois frades franciscanos.

“Temos 30 crianças e jovens, e ocupamo-nos da sua formação escolar, educativa e catequética, dado que a autoridade local não oferece um sistema escolar válido aos estudantes”, indicam os religiosos.

A proibição da expressão pública da fé é apenas um sinal do sofrimento que estas cerca de 240 famílias têm sofrido ao longo destes anos.

Na mensagem enviada ao secretariado português da AIS, Hanna Jallouf e Luai Bshrarat, descrevem como a vida quotidiana se transformou num autêntico “inferno” para os cristãos: “As nossas famílias sofrem, devido à sua fé em Cristo, a apreensão das suas heranças imobiliárias (terrenos, casas, etc.) por parte do Jabhet Al-Nussra; falsas acusações contra tantos dos nossos, de tal modo que muitos cristãos foram presos”.

Esta terça-feira, vai realizar-se a festa de Natal das crianças e jovens, “em que serão distribuídos alguns presentes”.

A mensagem termina com a antevisão da Vigília de Natal, “celebrada com fé, mas com tanta dor causada pela guerra feroz que dividiu as famílias, imersas na nostalgia de poder ver os seus entes queridos, novamente”.

LFS/OC

Partilhar:
plugins premium WordPress
Scroll to Top