Sínodo: Mostra na sala de imprensa da Santa Sé deixa alertas ecológicos

«Changes» mostra impactos das alterações climáticas, apontando à COP28

Octávio Carmo, enviado da Agência ECCLESIA ao Vaticano

Cidade do Vaticano, 26 out 2023 (Ecclesia) – O Vaticano está a apresentar, durante a primeira sessão da XVI Assembleia Geral do Sínodo, a exposição ‘Changes’ (mudanças), sobre o impacto das alterações climáticas.

A iniciativa decorre na sala de imprensa da Santa Sé, que acolhe diariamente encontros de jornalistas com participantes na assembleia sinodal, com a exposição de 15 imagens escolhidas por Lia e Marianna Beltrami, numa iniciativa do Dicastério para a Comunicação, da Santa Sé.

Citações do ‘Cântico das Criaturas’, de São Francisco de Assis acompanham as fotografias de Bangladesh, Etiópia, Amazónia, EUA, Grécia, Itália, Islândia, Austrália e Turquia.

“As fotos selecionadas e combinadas com a oração de São Francisco apresentam um contraste entre a beleza e a maravilha da criação e a destruição das alterações climáticas, tanto para o meio ambiente quanto para as populações em todo o mundo”, indica o comunicado de imprensa que apresenta a mostra.

A exposição, que pode ser visitada online, é proposta como “um convite à reflexão sobre as ações a serem tomadas para louvar a Deus com a mesma força de São Francisco, em tempos de crise socioecológica”.

O nome ‘Mudanças’ refere-se tanto às alterações climáticas e aos seus impactos como ao desafio de “mudar o olhar e as ações”.

As fotos são de Nese Ari, Raffaele Merler, Giampaolo Calzà, Vassilis Ikoutas, Asaf Ud Daula, Sebastiano Rossitto, Ferran Paredes Rubio e Francesca Larrain.

A exposição foi apresentada no dia em que o Papa lançou a exortação ‘Laudate Deum’, que dá continuidade à sua encíclica ‘Laudato Si’, de 2015, sobre os temas da ecologia integral.

OC

«Laudate Deum»: Novo documento do Papa desafia COP28 a tomar decisões «históricas» (c/vídeo)

Partilhar:
Scroll to Top