Sínodo 2018: Diocese do Porto propõe questionário do Papa como desafio aos jovens nas férias

Encontro dos bispos dedicado aos mais novos vai decorrer em outubro do próximo ano em Roma

Porto, 18 ago 2017 (Ecclesia) – A Diocese do Porto está a propor aos jovens, como desafio de férias, a resposta ao questionário que o Papa Francisco preparou no âmbito do próximo Sínodo dos Bispos, que a Igreja Católica vai dedicar aos mais novos em 2018.

“Agora que estás de férias… não queres aproveitar para responder a umas perguntinhas que o Papa Francisco preparou para ti?”, propõe a página do setor de pastoral juvenil da diocese nortenha, na rede social ‘facebook’.

A Secretaria-Geral do Sínodo dos Bispos acaba de lançar um site para envolver mais os jovens na preparação da próxima assembleia deste organismo, marcada para outubro de 2018.

O questionário em causa está acessível no site http://youth.synod2018.va, em várias línguas (italiano, inglês, francês, espanhol e português), e engloba temas como religião, trabalho, família ou redes sociais, entre outros.

Recorde-se que o Sínodo de 2018 tem como tema os jovens, a fé e o discernimento vocacional.

Em entrevista concedida recentemente à Agência ECCLESIA, durante o 23.º Acampamento Nacional de Escuteiros, em Idanha-a-Nova, D. Joaquim Mendes, responsável pela área da Pastoral Juvenil, destacou a importância dos mais novos participarem ativamente na preparação deste sínodo, nomeadamente através da resposta ao questionário.

“O Papa quer ouvir os jovens de modo a ver como pode levar o evangelho aos jovens”, realça o presidente da Comissão Episcopal para o Laicado e Família, em declarações que podem ser escutadas este domingo, pelas 13h30, no programa ‘70×7, na RTP2.

O Vaticano divulgou em janeiro o documento preparatório para o Sínodo dos Bispos de 2018, anunciando a realização deste inquérito online dirigido às novas gerações, sobre as suas expectativas e a sua vida.

Os chamados ‘lineamenta’ incluíam já um questionário próprio, com 30 perguntas sobre a relação entre jovens, Igreja e sociedade; o acompanhamento espiritual e vocacional dos mais novos, por parte dos responsáveis católicos; a pastoral juvenil vocacional; e um conjunto de questões específicas para os vários continentes.

A publicação do documento preparatório dá início a um processo de consulta que levará à redação do instrumento de trabalho para a assembleia sinodal.

O Sínodo dos Bispos pode ser definido, em termos gerais, como uma assembleia consultiva de representantes dos episcopados católicos de todo o mundo, a que se juntam peritos e outros convidados, com a tarefa ajudar o Papa no governo da Igreja.

Até hoje houve 14 assembleias gerais ordinárias e três extraordinárias, as últimas das quais dedicadas à Família (2014 e 2015). 

JCP

Partilhar:
Scroll to Top