Sínodo 2012: Presidente da Conferência Episcopal Timorense fala em «orgulho» de país católico

D. Basílio do Nascimento apresentou intervenção por escrito durante os trabalhos do encontro de bispos

Cidade do Vaticano, 19 out 2012 (Ecclesia) – O presidente da Conferência Episcopal de Timor Leste, presente pela primeira vez num Sínodo dos Bispos, apresentou por escrito a sua intervenção nesta assembleia consultiva que decorre no Vaticano, sublinhando o “orgulho” de viver num país asiático católico.

“Pode dizer-se que sentimos uma grande alegria e um grande orgulho, um santo orgulho por ser uma nação que acredita em Jesus Cristo e pertence à Igreja Católica, em plena Ásia, embora nem sempre estejamos conscientes de tudo o que isso implica”, referiu D. Basílio do Nascimento, citado pelo boletim oficial do Sínodo.

Segundo o prelado, trata-se de uma “afirmação de identidade” que faz de Timor, juntamente com as Filipinas, um caso particular no cenário asiático: 97% da população timorense assume-se como católica.

O bispo de Baucau, uma das três dioceses do país, apresentou uma Igreja “muito florescente”, num país jovem, mas pobre.

“A população vive com simplicidade, mas com grande convicção, a sua fé em Jesus Cristo, a começar pelos membros do governo, que não hesitam em testemunhar publicamente a sua fé”, observou.

Mais de 260 bispos participam desde o dia 7 deste mês na 13ª assembleia sinodal ordinária, um número recorde que levou a que 18 dos presentes entregassem por escrito a intervenção que tinham preparado.

Os trabalhos prosseguiram hoje, na presença do Papa, com a apresentação perante a assembleia das sínteses dos chamados “círculos menores”, que reúnem os participantes em grupos linguísticos.

A 13ª assembleia geral ordinária do Sínodo dos Bispos, um organismo criado por Paulo VI em 1965, tem como tema ‘A nova evangelização para a transmissão da fé cristã’ e desenrola-se até ao próximo dia 28.

OC

Partilhar:
plugins premium WordPress
Scroll to Top