Singapura: Papa iniciou etapa final de viagem-maratona, com atenção ao diálogo entre religiões

Francisco vai falar a autoridades políticas e visitar idosos e jovens, celebrando Missa para 55 mil pessoas

Singapura, 11 set 2024 (Ecclesia) – O Papa iniciou hoje uma visita de três dias a Singapura, última etapa da viagem ao sudeste asiático e Pacífico que decorre desde 2 de setembro, com atenção particular ao diálogo entre religiões.

Após um voo de 2640 quilómetros e quatro horas, Francisco chegou pelas 14h52 (07h52 em Lisboa) – após ter deixado Timor -Leste com cerca de uma hora de atraso – ao aeroporto internacional de Singapura, onde decorreu o acolhimento oficial.

Junto ao avião, o Papa foi recebido pelo ministro da Cultura, Comunidade e Juventude e pelo embaixador de Singapura junto da Santa Sé.

O programa deste primeiro dia incluiu ainda um encontro privado com Jesuítas, pelas 18h15 locais, na casa de retiros São Francisco Xavier, que vai servir como residência pontifícia nesta viagem.

A cidade-estado de 5,6 milhões de habitantes conta com a presença de várias religiões: o budismo é maioritário (26%) e os cristãos são 17%, mas os católicos representam pouco mais de 3% da população.

São João Paulo II visitou Singapura, em 1986.

A cerimónia oficial de boas-vindas a Francisco acontece na quinta-feira, pelas 09h00 (02h00 em Lisboa), na ‘Parliament House’, antes de reuniões com o presidente Tharman Shanmugaratnam, e o primeiro-ministro Lawrence Wong.

O primeiro discurso vai acontecer na Universidade Nacional de Singapura, num encontro com autoridades políticas e representantes da sociedade civil, a partir das 10h30 locais.

Já de tarde, o Papa preside à Missa no Estádio Nacional ‘SportsHub’, onde se esperam 55 mil pessoas.

A celebração, em inglês, vai ter orações em chinês, malaio e tâmil.

Já na sexta-feira, o Papa encontra-se com bispos e sacerdotes, em privado, cumprimentando ainda os superiores religiosos de Singapura.

A Conferência Episcopal da Malásia, Singapura e Brunei, criada nos anos 60 do século XX, reúne os bispos das três arquidioceses e seis dioceses da Malásia, da Arquidiocese de Singapura e do Vicariato Apostólico do Brunei.

A viagem passa pela Casa de Santa Teresa, instituída em 1935 pelas Irmãzinhas dos Pobres, para o cuidado dos idosos e doentes, atualmente gerida pelo ‘Board of Catholic Welfare Services’ (Conselho dos Serviços Católicos de Assistência Social).

O programa segue no ‘Catholic Junior College’, instituição pré-universitária, fundado em 1975 pela Igreja Católica local.

O espaço acolhe, pelas 10h00 locais, o encontro inter-religiosos com jovens, que vai resultar num apelo conjunto.

No final do encontro, o Papa desloca-se para a zona de acolhimento dos estudantes, onde dois jovens lhe apresentaram brevemente a exposição ‘Juntos na Unidade e na Esperança’ e o convidam a completar um quadro.

Francisco vai cumprimentar os 10 líderes religiosos presentes no encontro, antes seguir para o aeroporto internacional de Singapura, dando início ao voo de regresso a Roma, um percurso de 9567 km e 12h35 que sobrevoa os territórios da Indonésia, Malásia, Tailândia, Birmânia, Índia, Paquistão, Afeganistão, Tadjiquistão, Usbequistão, Turquemenistão, Azerbaijão, Geórgia, Turquia, Grécia, Albânia e Itália.

A 45ª visita apostólica do Papa, viagem mais longa do pontificado, iniciada a 2 de setembro, já passou pela Indonésia, Papua-Nova Guiné e Timor-Leste.

OC

11 de setembro

Chegada ao Aeroporto Internacional “Changi”. Acolhimento oficial

18h15 (11h15 em Lisboa) – Encontro privado com membros da Companhia de Jesus na casa de retiros “São Francisco Xavier”

 

12 de setembro

09h00 (02h00 em Lisboa) – Cerimónia de boas-vindas na “Parliament House”. Visita de cortesia ao presidente da República e encontro com o primeiro-ministro

10h30 (03h30 em Lisboa) – Encontro com autoridades, representantes da sociedade civil e membros do corpo diplomático no Teatro do Centro Cultural Universitário da Universidade Nacional

17h15 (10h15 em Lisboa) – Missa no Estádio Nacional

 

13 de setembro

09h15 (02h15 em Lisboa) – Visita a um grupo de idosos e doentes na Casa “Santa Teresa”

10h00 (03h00 em Lisboa) – Encontro inter-religioso com jovens no “Catholic Junior College”

11h20 (04h20 em Lisboa) – Cerimónia de despedida no Aeroporto Internacional de Singapura “Changi”. Partida para Roma

(9567km, 12h35 de voo)

18h25 (17h25 em Lisboa) – Chegada ao aeroporto internacional de Roma/Fiumicino

 

Partilhar:
Scroll to Top