Setúbal: Igreja de Nossa Senhora da Consolação recebe sessão «Com Arte e com Alma»

Setúbal, 10 abr 2018 (Ecclesia) – A penúltima sessão do projeto «Com Arte e com Alma. Serões com o nosso Património» realiza-se hoje, às 21h15, e tem como tema central a igreja de Nossa Senhora da Consolação (Arrentela), Diocese de Setúbal.

A sessão contará com duas conferências onde serão abordadas a história da igreja e da paróquia e um importante elemento patrimonial deste templo: o seu teto em estuque, lê-se numa nota enviada à Agência ECCLESIA.

O historiador e investigador Rui Manuel Mesquita Mendes apresenta a primeira comunicação intitulada «Igreja da Arrentela: Algumas notas históricas e patrimoniais», onde traçará uma resenha histórica da paróquia e da sua igreja paroquial, analisando, igualmente, alguns aspetos em torno do seu património artístico.

A segunda conferência, intitulada “Estuques em homenagem à Virgem. João Baptista Picardo e os ‘arrais dos barcos de pesca’ da Arrentela (Seixal)”, será proferida pela historiadora da arte e investigadora Isabel Mayer Godinho Mendonça, que, para além de contextualizar a história da produção de estuque decorativo em Portugal, nomeadamente no século XVIII, apresentará novos dados relacionados com o teto estucado da igreja de Arrentela.

A “belíssima” igreja paroquial de Nossa Senhora da Consolação, em Arrentela, fica situada numa pequena colina a ladear a baía do Seixal.

Esta iniciativa é organizada pela Comissão Diocesana de Arte Sacra de Setúbal.

LFS

Partilhar:
Scroll to Top